INDENTIFICANDO UM MENTIROSO

A mentira é uma praga, e o mentiroso é o seu hospedeiro; mentir já virou moda e já não se sabe mais o que é verídico ou falso! Pois bem, como o mentiroso não tem um carimbo na testa escrito; “O ministério da honestidade adverte: mentir é prejudicial à sinceridade e pode causar intrigas, invejas e conflitos! Cuidado!”, escrevi essas dicas, para identificar alguns tipos de mentirosos que esbarramos diariamente.

1) O mentiroso cauteloso: sempre tem uma mentirinha a dizer, mas nada que cause alarde, pois tem medo de entrar em contradições futuras!
 
2) O mentiroso sábio: é aquele que diz entender de tudo, se intromete onde não é chamado, sempre querendo mostrar que possui várias experiências; na verdade não sabe nada. Seu problema é complexo de inferioridade!
 
3) O mentiroso hipocondríaco: todas as doenças que existe, ele já teve! E ainda continua vivo! Não pode escutar alguém dizer que está doente que logo diz que está também, na verdade ele só quer chamar a atenção pra si!
 
4) O mentiroso incompetente: é aquele que não sabe mentir, toda mentira, é alicerçada sobre um determinado tema. Quando ele aparece, todos já sabem que lá vem um mentiroso!
 
5) O mentiroso competente: o contrário do anterior mente muito bem, parece um ator, muitas das vezes, as pessoas nem percebem que estão escutando uma mentira! 

6) O mentiroso surreal: é aquele que conta as mentiras mais bizarras, que explicitamente nota-se que é mentira, devido a grandiosidade de feitos e situações incomuns! 

7) O mentiroso competidor: esse adora ser o maioral, se alguém lhe diz de um feito verídico, este diz que também aconteceu com ele, mas de outra forma mais expressiva; se alguém diz saber falar em francês, ele diz saber falar em francês e alemão e assim por diante! 

8) O mentiroso galanteador: é aquele que mente pra seduzir, pra conquistar outra pessoa. Geralmente é aquele que se mostra uma pessoa na conquista e outra na convivência. Têm muitos!
 
9) O mentiroso persuasivo: mente descaradamente e sempre impõe sua mentira, para que essa se espalhe parecendo ser uma verdade. Sempre tem alguém que acredita, ah se tem! 

10) O mentiroso engraçadinho: esse acha que mentira é piada! Mente, ainda acha engraçado, pensa que todos estão se divertindo com suas conversas fiadas, é na verdade um idiota! Infelizmente sempre tem um bobo que gosta! 

11) O mentiroso sóbrio: mente todo o tempo que está sóbrio, quando está bêbado, revela todas as suas mentiras! 

12) e 13) O mentiroso religioso e/ou inseguro: quando mente, jura por Deus que é verdade ou afirma a mentira pra que pareça verdade!
 
14) O mentiroso suicida: esse é aquele que mente e logo em seguida, sem perceber, se desmente. Às vezes mente até bem, mas quando cai em contradição, se dá mal! 

15) O mentiroso completo e sacana: é o que mais tem. É mentiroso que mente sem dó, mente em casa, mente no trabalho, mente para os amigos e sua própria vida é uma mentira! É aquele que não perde oportunidades em usar a mentira como ferramenta pra “subir” na vida! 
........
Bem, no fim das contas, mentira é isso aí. É a situação inverídica usada como meio de ludibriar a verdade para fins pessoais ou não, seja ela justificável ou como na maioria das vezes, injustificável!
Todos mentem. Eu, você, todos nos! O problema é ser contaminado por essa praga e se tornar um mentiroso nato. Cuidado, mentira vicia!


Luciano Becalete
Enviado por Luciano Becalete em 21/05/2008
Reeditado em 21/05/2008
Código do texto: T999790
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.