A tristeza: uma história de pinga,dor e esquisofrenismo

Na festa de carnaval Itarana estava se esbaldando em alegria (e pinga),"viva a itaraninha", todos gritavam. Detalhe, itaraninha poderia ser três coisas: um apelido carinhoso para a cidade, um bairro ou a melhor cachaça da região. Até hoje eu creio ser a ultima hipótese a mais plausível para o contentamento desenfreado da cidade.

Lá pelas tantas de sábado Adelson encontra Elesbom completamente "mamado", muito bêbado e com um copo de Ice vodka na mão; atrás dele todos os tipos de garrafas de bebidas. Outro detalhe: apenas garrafas vazias, ice, orloff, uísque, itaraninha, 51 e outros vários tipos de cerveja.

- Você não pode ter tomado tudo isto sozinho, são só dez horas da manha homem de Deus.

- Mas é claro que não tomei tudo isto sozinho, tive a ajuda do meu amigo aqui - apontou para o lado, não tinha ninguém.

-Como é mesmo o nome desse seu amigo lesbao?

- Lesbão é a mãe, eu me chamo Elesbom, pergunta o nome pra ele,ô amigo- deu um tapinha na costas dele,Adelson não via ninguém.

- É que eu não tenho muita intimidade com ele, pergunta você mesmo.

- O nome dele é, como é mesmo seu nome? Joaquim, é Joaquim o nome dele. Buáááá - recomeçou a chorar - buááá.

- mas que desgraça Elesbom, você não presta. No primeiro dia de carnaval já ta todo arriado, ate o fim da festa vai estar com as pernas tudo inchadas.

- Buááá!

- Pó! Caralho! Pára de chorar peste!

- páro não.

- Então me conta, ta chorando por quê?

- Sabe a Wendy? Foi pro Maranhão.

- Uai, coitadinho, ela era sua namorada?

- Não.

- Ia ser por acaso?

- também não.

- Então? Ta chorando por que se ela não era nada de você?

- O caramba! Eu estou chorando porque eu estou bêbado e bêbado chora, esqueceu? Daqui a pouco eu fico alegre e começo a dançar. Buááá!

Adelson coçou a cabeça. Quando Elesbom, acabou de tomar sua ice vodka levantou-se,despediu-se de seu amigo invisível e chamou Adelson para pular atrás do trio elétrico.

- Você só com 17 anos e já se embriagando. Sua mãe sabe?

- Se você contar, vai haver um mineiro a menos no mundo.

Adelson entendeu, depois de dois minutos, é claro. Tinha sido ele e seus amigos que arrastaram Elesbom para aquele caminho.

Antes da meia-noite os dois e mais meia dúzia de amigos já estavam compartilhando a fossa generalizadamente.