Pipaterapia!

Seriam dois dias tranqüilos para Wellington.Após meses dando plantão nos finais de semana,uma folga afinal!Usou o sábado para levar o carro na oficina,fazer compras com a patroa,consertar a descarga do banheiro,e o quê mais estivesse quebrado em casa.Ao final do dia,exausto,jogou-se no sofá da sala.Apolonia,sua esposa,trouxe-lhe um suco de acerola com laranja e disse,em tom de brincadeira:

__Homem é tudo igual!Saiu da rotina,"destrambelha" todo!

Wellington pensou em dizer qualquer coisa em sua defesa,mas tinha planos para aquela noite;e eles envolviam Apolônia!Deixaria passar a provocação.Estava no segundo casamento e,por experiência própria, sabia que as mulheres geralmente são muito sensíveis à críticas e precisas nos revides!Foi amável:

__O suco está jóia!Venha cá!!__Puxou a esposa pelo braço.

A mulher sentou no seu colo,e dali para o quarto do casal foi um pulo.A noite foi longa....

No dia seguinte,Wellington acordou pensando como iria aproveitar o domingo.Logo desanimou-se ao lembrar que estava duro,pois tinha pago as compras em dinheiro no dia anterior.Passou a manhã lendo jornal e namorando a patroa(estavam casados há pouco tempo).

Após o almoço,deitou-se na varanda e passou a observar o céu:não havia uma nuvem!Ao virar a cabeça tentando ajeitar o pescoço,viu duas pipas e uma lata com linha debaixo das cadeiras.Curioso,chamou a esposa e perguntou:

__Amor;de quem são estas pipas e a linha?

__Ah;são do Tarso,filho da Cissa!

Cissa era a empregada.Por não ter sempre com quem deixar o herdeiro,o levava junto com ela para as casas onde trabalhava.Como wellington saía tarde do serviço,nem chegava a encontrar o moleque.

Aquele céu de brigadeiro e o vento generoso deram uma idéia ao desocupado,que disse:

__Apolonia,eu vou soltar um pouco de pipa!

__Wellington;essas pipas são do garoto!vê lá o quê você vai fazer!!

__Não esquenta!__Respondeu wellington,já desenrolando a rabiola de uma das pipas.A outra estava sem o acessório indispensável ao equilíbbrio aerodinâmico.__Se por acaso eu perder alguma coisa,pago tudo novo para o pentelho!__completou.

__Voce é quem sabe!__E entrou em casa.Estava esperando a manicure para fazer as unhas dos pés e das mãos.

Em instantes,o homem de quarenta anos transformou-se num menino,e olhava o céu tentando calcular a melhor posição para empinar sua pipa.Decidiu colocá-la em cima da churrasqueira,que ficava no fundo do quintal e postou-se,com a linha na mão,a alguns metros de distância,esperando uma lufada de ar generosa.Quando viu as folhas do coqueiro serem agitadas pelo vento,puxou a linha.Em instantes,a pipa estava no ar.A rabiola,de papel de seda verde,fazia desenhos graciosos no azul celeste.Por cerca de vinte minutos,ele dibicou,tenteou,deu linha e braçadas à vontade,saciando a sede de infância que brotara sem aviso.Para acabar com a festa,apareceram duas outra pipas nas imediações,que logo começaram a assediá-lo,querendo cruzar!Só aí que o menino-homem notou que sua linha não tinha cerol!Estava indefeso,desprotegido!!Com afinco,Wellington evitou o confronto o quanto pôde,usando toda sua habilidade.Uma calmaria mais duradoura,entretanto,fêz com que sua linha ficasse com barriga,e a pipa,sem força.Aproveitando a situação,uma das pipas oponentes arrastou Wellington na mão,cortando-o!Pra piorar,a outra ainda aparou o papagaio de papel,e calmamente saiu do ar,para recolher o prêmio que conquistara.

Ao Sentir a linha afrouxar na sua mão,wellington lembrou da sensação desagradável de ter sua pipa cortada!

Tudo ficaria daquele jeito,se ele não escutasse uma voz adolescente vinda da rua.Era uma voz ao mesmo tempo jocosa,irritante e conhecida;que dizia:"Bota outra seu wellington!!!"

O dono da voz chamava-se Eraldo,o moleque mais astuto da rua.Wellington tinha certeza de que aquele fedelho quando crescesse seria ou piloto da nasa ou assaltante de banco!Provavelmente,pensou ele,o jovem era o dono de uma das pipas,e calculara,pela direção da linha,que era de wellington o papagaio que havia sido cortado.Fulo da vida,enrolou a linha restante na lata,foi até seu quarto,trocou de roupa,e pegou na sua carteira os trocados que escaparam do supermercado.Cautelosamente olhou a rua pela fresta da cortina,para ter certeza de que Eraldo estava soltando pipa de dentro de casa.Se fosse este o caso,seria fácil ir até a casa de Romeu,que ficava na parte baixa da rua, e comprar cerol e linha sem ser amolado pelo pestinha.Confirmada a suspeita,foi rapidamente até lá,e voltou com um carretel de roca zero zero e cerol.Ao abrir o portão de casa para entrar,ouviu novamente a provocação,dita por Eraldo,que soltava seu papagaio de dentro de casa:"Ô seu wellington;bota outra!!"

Escondendo a irritação,wellington acenou para o sacana esportivamente e entrou.

Rapidamente esticou a roca no quintal e passou cerol.Fez rabiola para a outra pipa enquanto esperava a linha secar.O tempo quente ajudou,a cola de madeira secou rápido,e logo ele estava com sua pipa no alto.

Para quem não sabe,a roca,comparada à linha dez comum,parece um barbante frente a uma linha de costura,tal a sua grossura e resistência.Com facilidade,wellington cortou não só Eraldo,mais também todas as pipas das imediações.A cada cruza bem sucedida,ele gritava a plenos pulmões:"Bota outra seus otários!!!"

Já no fim de tarde,com a luminosidade acabando,resolveu recolher sua pipa.Deu azar de enrolar a rabiola no alto,e ao tentar trazer o papagaio,o prendeu numa antena.Com a resistência da roca,puxou muito até que ela arrebentasse.Perdera a pipa mas estava feliz!Depois compraria outra para o filho da empregada.Até daria a roca para ele!

Dormiu cedo,pois estava cansado de toda daquela maratona "pipeira".No dia seguinte acordou um trapo!Não conseguia nem pegar o sabonete da pia do banheiro!Seus braços pesavam toneladas,e seus dedos estavam todos cortados pelo cerol!Apolonia,que tinha nome de santa em homenagem à padroeira dos dentistas,rindo muito,disse:

__Eu sabia que todas aquelas braçadas iam acabar mal!Agora o jeito é você tomar um relaxante muscular!

__Tem algum aqui em casa?__Gemeu wellington.

__Infelizmente eu tomei o último semana passada!__A esposa tentou esconder o quanto achava a situação engraçada.

__Então eu vou ali na farmácia comprar um!Liga para o meu trabalho e diz que hoje eu não vou!Do jeito que estou,não tenho condição de subir em poste nenhum para consertar linha telefônica!!

__Está bem!Pode ir que eu ligo para você!!

Com dificuldade,wellington colocou a roupa e arrastou-se até a farmácia,que ficava na esquina da sua rua.Chegando lá,cheio de dores nos braços e nas costas,pediu para o balconista o remédio e uma caixa de bandaid para os dedos.Enquanto esperava,viu um senhor com farda de oficial da PM conversar com o dono da farmácia.Falando alto,ele reclamava:

__Poi é..Ontem;um imbecil prendeu a pipa na minha antena,e puxou tanto que a tirou completamente da posição!Fiquei o resto do domingo sem poder assistir a nada!!

__Eu já te falei para colocar tv a cabo!!__Aconselhou o farmacêutico.

__Eu não vejo televisão durante a semana!!Para mim,seria um desperdício de dinheiro!Mas agora eu vou ficar atento!Se prenderem de novo a pipa na minha antena,eu vou correr atrás e descobrir quem é o responsável!!

Irritado,o Pm saiu da farmácia e foi embora.Wellington;o tal do responsável,perguntou para o balconista que trazia-lhe o remédio e o bandaid,quem era aquele policial.Olhando para os lados,como se estivesse checando se alguém ouvia a conversa,o rapaz respondeu:

__É o comandante do batalhão do bairro!Todo mundo aqui tem medo dele!

__Ele parece bravo mesmo!!__Comentou Wellington.Depois,pegou o embrulho e saiu.

No caminho de volta para casa,feito à duras penas,resolveu que no próximo resgate de infância jogaria bolinha de gude.Dava para brincar dentro de seu quintal,era menos cansativo e perigoso!!