ABAIXO O CAXIISMO!
O caxiismo surgiu da identificação da figura de Duque de Caxias com a própria nacionalidade. Gilberto Freire falava de um Caxias cívico, o qual seria modelo de dedicação no serviço público ou privado, um indivíduo polivalente. Freire criou para designá-lo um novo substantivo, o "caxiismo", associado à consciência do dever e da responsabilidade (ver Arno Webling: Caxias e o imaginário social). Caxias passou a ser definido como sinônimo de pessoa que cumpre com extremo escrúpulo as obrigações ou que exige dos seus subordinados o cumprimento rigoroso das leis, regulamentos e determinações de serviço.
Mas nos dias de hoje, cada vez mais, o ser humano tem a necessidade de dedicar mais tempo ao ócio, não apenas para evitar a fadiga, como diria o carteiro Jaiminho, mas para que todo seu trabalho, atividades diárias, obrigações no emprego e na família, sejam realizados com mais tranquilidade. Por essa razão, lanço a campanha "Abaixo o caxiismo e viva o ócio!". Se você tem um trabalho urgente pra fazer, deixe pra depois do almoço. Descanse um pouco, jogue conversa fora, estique os intervalos, amplie o horário do cafezinho, pare para olhar as estrelas, brinque com o seu animal de estimação (se não tem procure algum na rua pra brincar), bata papo com crianças e com idosos, esqueça alguns compromissos de propósito e depois ligue pra pedir desculpas, dê algum trote ou faça uma pegadinha com seus amigos, preste atenção nas cigarras ou nos pássaros cantando, admire as formas das nuvens, enfim, há uma infinidade de maneiras de criar um momento diário de ócio (não confundir com lazer, pois certas atividades de lazer, apesar de divertidas são muito trabalhosas e cheias de protocolos). Esse mesmo ócio é o melhor remédio para uma vida longa e tranquila, sem problemas de saúde, sem estresse,sem preocupações.