MINHA MANGUEIRA FLORIDA

Afastada da cidade grande,no interior das Minas gerais,havia uma fazenda,como ainda hoje existe, que conta mais ou menos com cem anos.Fazenda esta que trouxe em sua época escravos para a lida da mesma.Entre outras coisas, colhiam-se cafés, e outras tantas coisas da época como a cana de açúcar.

E em meio a tantas plantações,la havia uma mangueira que fora plantada na época por uma escrava de nome Tica.Não sei por cargas d`água, o porque deste nome.E por incrível que nos pareça, esta mangueira hora citada,continua até nos dias de hoje a nos dar seus frutos deliciosos e saborosos.

Como nós,as plantas também envelhecem e para incredulidades nossas, também caducam.E não fugindo a regra,a dita mangueira de uns tempos para cá, deu para caducar naquilo que ela produz de mais saboroso,que são seus frutos.As vezes como normalidade ela nos da manga,em outras nos brinda com melancias,jabuticabas,e até para variar de vez em quando umas belas jacas.A bem pouco tempo ela nos

deu orgulho de nos jogar em nosso quintal, o que o nosso cerrado mineiro produz, que é a fruta do jatobá.

E para complementar a história desta fazenda,la existe uma bica d`água´, que da mesma forma, fora construída pelos escravos.

Esta bica d´água escorre até a entrada da sede da fazenda por um rego d´água,e após ela passar por uma espécie de ponte de madeira que damos o nome também de bica.Este intervalo entre o rego d´água e que faz esta ligação com a bica de madeira é para dar passagem aos pedestres que por ventura queiram passar para o outro lado da bica d`água.Logo em seguida, a esta ponte de madeira, ou seja a bica de madeira, ela da seu prosseguimento através de uma bica feita em pedra,que na época se usava muito este tipo de engenharia, que vai dar vazão as sua águas, logo a seguir, jorrando em um córrego logo abaixo.

E dando prosseguimento a nossa história,as plantas como nós, envelhecem e até as madeiras também na mesma forma.

Com o tempo, carcomida e corroída pelo tempo, a nossa bica de madeira veio a desfalecer e a ruir por terra abaixo.

- Pensam que a bica d´água acabaria seu curso?!

- Totalmente enganados!

Com o decorrer do anos, e as águas sequenciando seu curso normal durante vários e vários anos incansavelmente, continuou sua trajetória normal passando no ar e caindo do outro lado da bica de pedra.

Até hoje as pessoas continuam passando por debaixo da bica d´água,

só que molham um pouco devido os borrifo da água que cai de vez em quando nas costas das pessoas,

- Duvidam?!

Convido todos vocês leitores deste texto a fazer uma visitinha comigo nesta majestosa fazenda de meus familiares no interior das Minas Gerais.

Diney Marques
Enviado por Diney Marques em 15/04/2008
Reeditado em 18/12/2012
Código do texto: T947244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.