Consumo(Sustentável?)

Soraia estava prestes a sucumbir!Há cerca de uma hora vagava pelo shopping lutando contra aquele desejo arrebatador.Prometera a si mesma que iria entrar,comprar o presente de aniversário do pai e voltar para casa!Tentou não olhar as vitrines e pensar unicamente na escolha do regalo,mas foi traída pelo subconsciente!Quando percebeu,estava dentro do provador de uma loja de roupas,experimentando uma calça jeans caríssima!

Ao olhar-se no espelho sentiu culpa!Em casa,seu armário Transbordava de tão cheio.Ela tinha peças que não havia usado uma unica vêz sequer,apesar de terem sido compradas meses atrás!

Sentindo que iria sucumbir à fúria consumista,pegou o celular e ligou para o namorado.Gostava de falar com ele nos momentos de crise.Sentia-se mais calma ao ouvi-lo,mesmo que acabasse não seguindo os conselhos dele,o que acontecia frequentemente.Aliviada por conseguir completar a ligação,despejou sua angústia:

__Ibsen!Sou eu,Soraia!!Preciso falar com você!!!Agora!!!!

Ibsen,que gostava de escrever contos de humor nas suas horas de lazer,respirou fundo,deixou o computador de lado e respondeu:

__Aconteceu alguma coisa?

__Não..sabe o que é...eu estou aqui no shopping para comprar o presente de papai...

__E.....__Ibsen já desconfiava aonde aquela conversa iria terminar.

__E....bem....Eu vi uma calça jeans linda de morrer!!!

__Soraia__Ibsen passou a mão pelo queixo__A gente não tinha conversado sobre isso ontem?Você tinha concordado comigo que precisava economizar um pouco!

__Eu sei..mas é que a calça é maravilhoooosaaaaaa!!!!!

__Soraia...__O namorado bateu na perna esquerda com a mão direita__Você está precisando de calça jeans?

__Não,não estou,mas é que eles parcelam em três vezes no cartão ou em cinco no cheque pré....

__Você não vai ter que pagar do mesmo jeito?__Interrompeu bruscamente o delírio da namorada,já sem muita paciência.

__Ah..qualquer coisa,o meu pai completa a quantia....

__Soraia;o seu pai é aposentado!Não pode gastar dinheiro a toa!Além disso;o aniversário é dele,não seu!!

__Bem...Então talvez outra pessoa pudesse me dar uma ajudinha...

O alerta vermelho soou para Ibsen.Ele conhecia bem a namorada que tinha.Se pegasse a deixa e providenciasse a "ajudinha",certamente passaria os próximos meses pagando as roupas,por que Soraia nunca conseguia comprar só uma peça,e levaria,além da calça,camisa e sapatos!E de marcas famosas!Foi bem claro na resposta:

__Este mês não dá Soraia!Meu dinheiro está curto!!

__Ibsen,você não abre a mão nem para jogar peteca!Eu fico até assustada!!

__Tudo é questão de organizar os gastos!__Ponderou__Você não está precisando de calça!Na verdade;você não precisa comprar roupa nenhuma até a próxima copa do mundo!!

__Mas que exagero!!!também não é assim!!

__Tem razão;é muito pior!!__Ibsen passou o fone para a mão esquerda,e bateu com a mão direita na mesa do computador__Você deveria estar no livro dos recordes como o talão de cheques e o cartão de crédito mais rápidos do mundo!!

__Rá Rá Rá!!muito engraçado...

__Falando sério...Você tem que se controlar!

__Amorzinho__Soraia dava a impressão de que não estava mais ouvindo os conselhos de Ibsen__Quando a gente casar,vamos ter conta conjunta?

__Sim..no dia em que o inferno congelar!!!

__Você não é nem um pouco romântico!Vou desligar!!

__Brincadeirinha...Vamos ter sim!__Ibsen resolveu mentir um pouco,em nome da relação.

__Oba!Assim está melhor!Então você acha que eu não devo comprar a calça?

__Não só acho como tenho certeza!

__É..eu vou ver o que eu faço.Depois eu te ligo.Tenho que comprar o presente de papai...um beijo,tchau!

__Tchau!A noite eu te ligo..__Ibsen,agora preocupado,retomou seu hobby literário.

Mais calma,a moça desligou o celular.Aquelas consultas ao namorado serviam unicamente para aliviar a sua consciência.Na prática,ela fazia o que queria.Olhou-se no espelho e admirou a calça:O jeans era macio,agradável ao toque.Discretos adereços prateados davam um toque de requinte a vestimenta.A lembrança das palavras do namorado,porém,surtiu efeito,e o improvável aconteceu:Soraia recolocou a roupa no lugar onde a pegara,e saiu da loja.Rapidamente comprou o presente do pai(decidiu-se por uma camisa e uma calça social),e rumou para o estacionamento.Suas pernas,no entanto,levaram-na a dar mais um volta no shopping,e outra..e mais outra...e mais outra!!

Na sexta volta percebeu,assustada,que seu subconsciente reclamava o controle.

Pensou em ligar de novo para o namorado,mas concluiu que deveria resolver sozinha aquele impasse.Pensou em tomar um calmante,mas não tinha nenhum na bolsa.Um alvoroço no corredor do shopping chamou-lhe a atenção.Vinha de um stand em torno do qual vários jovens panfletavam.Ao aproximar-se,Soraia leu o improvisado letreiro,feito de uma faixa de pano pintada,onde estava escrito:

VAMOS SALVAR O PLANETA.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:UMA OPÇÃO NECESSÁRIA!

De olhos fixos nos dizeres,assustou-se quando um dos jovens,uma moça de seus dezoito anos,ofereceu-lhe um prospecto.Disfarçou a surpresa e aceitou o panfleto.A jovem,ao entregar-lhe o papel,perguntou:

__Você já conhece o nosso movimento?

Ainda pensando no seu problema ,Soraia respondeu:

__Nã...Não!

__Nós fazemos uma campanha de esclarecimento à população sobre os perigos do consumo irresponsável,e propomos uma nova atitude!

__Atitude?

__Sim;baseada no desenvolvimento sustentável!Atualmente,a humanidade está consumindo os recursos do planeta numa velocidade vinte e cinco por cento maior do que a capacidade de reposição da natureza!A continuar assim,vamos alcançar em breve um ponto do qual não haverá mais retorno!

__E...__Soraia parecia uma ameba tentando entender álgebra .

__E vamos presenciar um desequilíbrio como nunca se viu antes:Clima alterado,inundações,secas inclementes.E depois virão as consequências:Fome,miséria,epidemias,violência explodindo num nível muito maior que o atual.....Mas nós ainda podemos minimizar isto tudo.

__Como?

__Não desperdiçando nada,e consumindo de maneira responsável!Leia depois esse panfleto.Ele está cheio de dicas para seu dia a dia__E afastou-se,indo distribuir o material educativo entre os outros fregueses do shopping.

Com a folha nas mãos,Soraia agora sentia-se um lixo.Sua culpa tinha quadruplicado:Sem saber,contribuía para a destruição do seu planeta.Era um perua consumista!Mas também,pensou,como ela iria saber que a terra estava em perigo?Só lia revistas de celebridades!Para ela,sustentabilidade estava relacionada com algum tipo novo de sutiã,que não deixava os seios das mulheres caírem antes dos trinta anos!!!

Encheu-se de brios,e tomou o rumo da saída.Seu coração batia acelerado.Atravessou as portas automáticas suando frio,parecendo uma viciada em heroína no meio de uma crise de abstinência.

Sentou no banco do seu carro e virou a chave.O motor rugiu,poderoso.Saiu do shopping comemorando a vitória sobre si mesma.

Antes de ir para casa,passou no posto.O combustível estava acabando,precisava reabastecer.Assim que desligou o motor,o frentista,solícito,perguntou:

__Álcool ou gasolina?

Soraia ia responder,quando lembrou da lição recém aprendida:Tinha que economizar os recursos naturais e evitar a poluição desnecessária.Ouvira sua cabeleleira falar que o álcool era um combustível menos poluente,além de renovável.E ainda por cima mais barato!Com a voz altiva,respondeu:

__Põe vinte de álcool!!

O frentista cumpriu o pedido.Soraia,contente,deu-lhe um real de gorjeta.

Pegou a estrada novamente.Alguns metros depois,o carro começou a engasgar.Deu vários solavancos e parou,inerte.Soraia checou o painel e não encontrou nada de errado.De repente,lembrou de um pequeno detalhe que esqueceu na sua ânsia de ajudar o planeta:Seu carro era a gasolina;não era bi-combustível!

Conformada,pegou o celular e chamou o reboque.