A tradição
Vocês sabem como surge uma tradição?
É mais ou menos assim:
Com uma semana de casado, um jovem resolveu comprar sardinhas e pediu a sua jovem esposa que as preparasse para o almoço.
Atendendo-o, ela as preparou, fritou e o chamou para se servir.
Porém ele notou que ela havia cortado os rabos da sardinha e perguntou a ela o motivo que a levara a fazer isso.
E ela explicou:
- Meu amor, eu preparei as sardinhas como faz minha mãe, acho que faz parte de nossa tradição.
Ele, no entanto, se deu por satisfeito com o seu argumento, mas ela ficou curiosa e resolveu perguntar a sua mãe no dia seguinte, porque ela tinha o costume de cortar os rabos das sardinhas.
E sua mãe respondeu:
- Filha, a minha mãe também fazia o mesmo e eu aprendi com ela. Isso é uma tradição que vem de família.
Porém as duas resolveram confirmar esta história sobre o corte dos rabos das sardinhas e foram procurar a sua avó.
E ela: - Sempre preparei sardinhas sem os rabos, como minha mãe fazia. Com certeza faz parte de nossa tradição.
Esta questão estava resolvida se a sua bisavó já estivesse morta, mas não. Ela estava vivinha da silva.
Agora as três, resolveram procurara anciã, para que ela esclarecesse como surgira a tradição de cortar os rabos das sardinhas antes de fritá-las.
E a bisavó: - Tradição? Que tradição minhas filhas? Eu apenas cortava os rabos das sardinhas porque minha frigideira era muito pequena e elas ficavam com os rabos de fora, toda vez que eu as fritava.
E acrescentou: - Acredito que não é o caso de vocês, no entanto não há motivos para continuarem cortando os rabos das sardinhas.
Penso que esta “tradição” acabara ali mesmo.
A desinformação é uma merda.