Vox Populi, Vox Dei? --Divirta-se também com o "Jay Walking"

Um dos raros programas que eu gosto de assistir na TV americana, tão escassa de coisas que realmente valham a pena se gastar tempo acompanhando (não muito diferentemente do que se dá com a TV brasileira) é o show de Jay Leno todas as noites, uma espécie de Programa do Gordo, com algumas diferenças de estilo.

Numa seção que normalmente ocorre às terças-feiras, chamado ‘Jay Walking’, em que ele faz entrevistas a pessoas nas ruas e, às vezes, a estudantes em campus universitários, o que se ouve de respostas absurdas de quem devia saber melhor é motivo de muitas surpresas e gargalhadas.

Leno perguntou a uma jovem universitária quem fora o presidente dos EUA durante a Guerra da Secessão, e esta respondeu sem titubear: “Ronald Reagan!” A outra, a pergunta foi: Que língua se fala em Madrid. A jovem até que começou bem

“Madrid é na Espanha, certo?”

“Certo”, confirmou Leno.

“Oh, eles falam português. . .”.

Ainda sobre idiomas, Leno perguntou a um rapaz qual era a língua mais falada na América Latina. O jovem respondeu com convicção: “O latim”.

Ou, que tal esta--“Em que país a vaca é um animal sagrado?” A resposta de uma senhorita negra: “Isso não é coisa dos judeus?”

Mas logo tentou corrigir: “Não, é da religião dos muçulmanos”. Leno retrucou, “Dos muuuuuu-çulmanos, tem certeza?

Outro dia ele resolveu perguntar a pessoas numa rua de Hollywood sobre questões religiosas cristãs, já que era o período de Páscoa. Leno perguntou sutilmente a uma cidadã porque a Bíblia manda esconder ovos de Páscoa, e ela respondeu com ares de erudição que era para que haja provisão quando ocorrer alguma grande fome. . .

Leno pergunta a um jovem se Jesus escreveu a Bíblia. Ele confirma que sim, porém, comenta, os homens depois alteraram muito o seu texto. . .

Leno lhe pergunta como se chama a sexta-feira que antecede o dia de Páscoa, mas ele diz que não sabe. Daí ele faz a mesma pergunta a uma jovem, e esta responde: “Domingo de Ramos. . .”

A vários ele perguntou há quanto tempo Jesus viveu sobre a Terra, e algumas das respostas foram--uns duzentos anos (com o que ele ironicamente comentou: “Puxa, então Jesus foi contemporâneo de Lincoln. . .!”). Uma bela loira disse que teria sido um milhão de anos, mais ou menos, e Leno disse que então Jesus viveu ao tempo dos dinossauros! “Não”, ela retrucou--“os dinossauros vieram depois”!

A uma jovem que disse ser cristã e assistir regularmente às reuniões de sua igreja em companhia da mãe ele perguntou em que língua foi originalmente escrito o Velho Testamento. Sua resposta: “Inglês antigo!”

Um jovem indagado sobre questões cristãs disse que era judeu e não saberia responder. Então o “repórter” fez uma pergunta judaica: “Quanto tempo o povo de Israel ficou no deserto?” Sem pensar duas vezes o rapaz respondeu: “Oito dias. . .” [Pra quem não sabe, o certo seria 40 anos]

Finalmente, apareceu um ator famoso, que circulava de carro pelas ruas e parou para cumprimentá-lo. Leno aproveitou e também aplicou-lhe uma pergunta: “Quantos foram os sábios [magos] que visitaram o menino Jesus?” Este foi mais esperto do que os demais entrevistados e disse de imediato: “Menos do que o necessário. . .”

Nas vésperas da Páscoa de 2006, Jay Leno novamente volta às ruas para submeter pessoas ao seu questionário:

Ele pergunta a um senhor onde Jesus nasceu. Sua resposta: “Em algum lugar do Iraque”. Mais adiante, ao receber uma 2a. chance, arrica: “Então foi em Jerusalém. . .”

A uma senhora que disse freqüentar regularmente uma igreja evangélica e até ajudava na Escola Dominical ele perguntou quantos eram os apóstolos de Cristo. Sua resposta: uns 40!

E o apresentador aparece indagando ao mesmo indivíduo das primeiras perguntas o que seria o Santo Graal. Sua resposta: “Era um gabinete onde guardavam os 10 Mandamentos”.

A outra senhora ele perguntou como tinha sido a coroa que colocaram sobre a cabeça de Cristo e ela respondeu que era de jóias. Ante a admiração revelada pelo entrevistador, ela tentou corrigir-se: “Não, era de flores”.

À mesma pessoa ele indagou o significado da sigla BC que aparece junto a certas datas [em inglês o nosso equivalente a AC]. Sua resposta: “Acho que é algo relacionado com bicentenário”.

A outro transeunte Jay Leno perguntou que duas cidades bíblicas foram destruídas por castigo divino. Ele pensou um pouco e disse que uma seria Pompéia. A outra ele se esforçou um pouco para lembrar, daí soltou: “. . . e Bombaim”?

“Pompéia e Bombaim!—bem, e qual foi o castigo que receberam?” perguntou Leno. “Acho que sofreram uma grande enchente”, foi a resposta.

À senhora que disse freqüentar regularmente a Igreja ele fez a mesma pergunta, e ela disse que seriam as “cidades gêmeas”, que nos EUA referem-se a St. Louis e St. Paul, no Estado de Missouri!

Ele lhe pediu para confirmar se seriam essas, e ela sorriu embaraçada indicando que não tinha certeza. . .