UM PICOLÉ NO PRONTO SOCORRO

Não há quem não conheça a correria dum pronto socorro.

Se não como profissional da saúde ao menos como paciente ou como acompanhante de alguém. Ou até nos filmes de ação!

O próprio termo já a designa: "Pronto", quer dizer, socorro de imediato, de urgente, de rápido...às vezes, de emergente mesmo.

E uma boa equipe pensa rápido, está treinada para pensar e agir sem delongas!

Há que se pensar depressa , porque lá, não dá para se correr o risco de sobreviver depois...

Questão de vida ou de morte!

Mas ocorre que as urgências dos profissionais da saúde não são as mesmas dos pacientes. E tal fato é muito justo.

Por exemplo...dor.

Não há quem não queira prontamente se livrar de dor!

Já viram coisa pior do que dor de dente?

Essa, eu nunca tive, mas já tive cólica renal!

Deve ser a mesma coisa. Ninguém morre de dor de dente, mas que é urgência para quem a tem, ah, isso é verdade que é!

E dentro desse princípio lógico, o casalzinho octagenário certa noite baixou no pronto soccorro a procura do seu médico clínico.

Mas o doutor, talvez não pensasse assim.

Entrou alí, era risco de morte iminente!

O local estava de pernas para o ar, e ele , o médico, não diferentemente, pois acabava de sair da sala de emergência, duma ressuscitação cardio-pulmonar.

Zonzo e "detonado", mesmo assim reconheceu o casal de longe!

Tremeu de cansaço.

O senhor Hermenegildo e sua esposa Dona Rosa compunham um simpático casal, mas que demandavam grande atenção da consulta do doutor, e afinal, ali, não era um consultório para grandes conversas.

Mas, mesmo assim, ouviu atentamente a queixa.

-O que há dona Rosa?

-Sou eu não doutor, é o Hermenegildo. E é grave! Hermenegildo nunca ficou assim...

-Fale seu Hermenegildo, o que ocorre?

-Doutor, estou muito gelado. De repente fiquei frio.

O médico treinado para pensar e agir rapidamente e sabendo previamente da delicada condição cardíaca do seu paciente, chamou a enfermeira, colocou-o na maca, pediu o protocolo bioquímico,abriu a sala de emergência, ligou o oxigênio, mediu a pressão arterial...rodou um eletrocardiograma...tudo isso sob o olhar assustado do senhor Hermenegildo.

-Mas doutor, é tão grave assim?

-Sim senhor Hermenegildo, na sua idade, não podemos bobear.Um paciente gelado pode ser infarto com choque! Engraçado, senti o senhor tão quentinho quando me estendeu a mão...mas é melhor não duvidar das suas informações...

-Doutor, acho que o senhor não me entendeu!

-Como não entendi? O senhor me disse que ficou gelado de repente, não foi isso?!

-Foi doutor, faz só um mês, mas estou falando daquilo doutor, da "natureza" do homem...

-É doutor, o Hermenegildo perdeu toda "a natureza" mesmo, todinha, até parece um picolé! Tem como o senhor dar um jeitinho nisso, doutor?

( Verídico )