ACHO QUE ESTOU PARA NASCER...

Não faz muito tempo, um comercial de televisão mostrava uma mulher, dona de casa, estatelada nas prendas domésticas, mas com enorme prazer, com inabalável satisfação!

Lembram-se dele?

Cantarolando, limpava o chão, os sanitários, o fogão, lavava as roupas, as louças...tudo "brilhandinho", como todas nós realmente gostamos, e depois confessava em alto e bom tom:

-Adoro serviços domésticos...

E logo o comercial alertava:

"Essa mulher ainda não existe...está para nascer", enquanto isso não acontecer, consuma o produto tal...para limpezas pesadas...

Já sei: Aposto que pensaram que sou uma daquelas, certo? Errado!

Mas tem algo que a maioria das mulheres adora que eu simplesmente odeio.

O=D-E-I-O! Mesmo!

Não gosto de salão de beleza.

Não gosto, não tenho paciência, não tolero a proposta, odeio as vitrines,não gosto das conversas, não gosto da muvuca, não gosto da exposição, acho "um mico", já que aqui me proponho à liberdade de usar gírias.

E ultimamente então, que os tais salões viraram unissex?

Aí é mico demais!

Mas ...ninguém escapa. Acho que uma vez ao ano , me preparo para enfrentá-los.

Mas eu explico: É salão de beleza, não é? Não, não é, apenas deveria ser. Porque,existe algo que piora mais a sua beleza do que detonarem a sua auto-estima?

Você que já o procura para melhorar algo, começa a acreditar que o algo é sério demais...que não tem solução!

Lá, até a Miss Brasil é primeiramente detonada, para depois ser remendada...e oxigenada, claro!

-Querida, vamos vamos, precisamos urgentemente melhorar esse seu visual. E isso é lá cabelo que se apresente...não, não, vamos tratar de

amaciar isso aqui já, já...

-Nossa, vixi, que pés são esses, hein?

-E isso aqui...são unhas que se apresente?

E o "isso aqui"...é só...você! Você mesma!

Acham que é só para mim? Claro que não, o que me conforta é que é para todos! Incluo agora os senhores homens também.

E o cenário...já observaram?

Gente do céu é engraçado demais.

Aquelas cabeças que se propoem a ficarem lindas...é difícil acreditar que seja possível tal alquimia da química!

Meu pai quando era vivo, e eu bem menina, lembro-me que sempre dizia: Quer saber como uma mulher está? Acorde com ela! E minha mãe se divertia com a fala dele.

Mas hoje vejo que ele tinha toda razão.

E eu transladei a sua impressão para os salões de beleza.

Quer saber como você ou a sua mulher está? Dê um pulinho ao salão de beleza.

A começar por aquela luz artificial branca, maldita à nossa pele, que tem a mesma ação cancerígena do sol do meio dia sobre suas células e que amplia o que você tem e o que vai ter...nos próximos vinte anos!

Você vai se desesperar...nem que seja por alguns segundos.

E depois, existe algo mais chato e deselegante, do que espivitar os cabelos com aqueles papelotes...mostrar os pés, as pernas, as axilas, as mãos, as virilhas, para quem você nunca nem viu, nem mais feio e nem mais bonito?

E agora pro vizinho..."cliente' sentado ao seu lado? Que de repente pode ser seu vizinho de condomínio? Ah não, é demais!

Ai meu Deus, inventam cada uma!

Olha sinceramente, não é para mim.

E as roupas que nos colocam então? Sem nenhuma avaliação biofísica, ou do bom senso da moda...

Percebo que as pessoas nem se olham...ficam meio assustadas, consigo mesmas...e fingem que não é com elas...

E as massagens? MAs aqueles trancos...que nos estressam por fora e por dentro...são antiestressante mesmo? Ah bom. Vai ver que sou eu que desconheço o processo. Rezo para ainda não ter osteoporose e não esfarelar os ossos...

E os cheiros? Tive uma amiga que num alisamento dos fios, saiu lisinha lisinha...sem cabelo...só com o couro cabeludo lustradinho...Mentira? Triste verdade! Três meses para se recuperer duma escova progressiva. E aonde prometiam beleza "top de linha"!

-Calma vai ver que é assim mesmo, disse-lhe eu assustada...devem crescer bem lisinhos...agora!

E as alergias respiratórias e dermatológicas?

Já presenciei gente com crise de asma...nada bonita, a crise.

Enfim...acho que no fundo meu maior problema é medo mesmo.

Medo consciente.

E no final de tudo...o bolso. Paga-se bem caro por aquelas horas de fictícia e sonhada...beleza.

Já atentaram para os preços?Certa vez lavei meus cabelos por um preço que comprava três frascos de shampoo...

Questionei o porque, pois faço jus ao meu direito de consumidor.

-Querida, cobramos a massagem do couro cabeludo...tecnologia custa...e depois seu cabelo deu um trabalhão...

E logo que cheguei em casa o telefone tocou.

Uma mensagem na secretária eletrônica identificada como do salão de beleza:

-Senhora, realmente houve um engano na sua conta.Cobramos a mais.A sua diferença está à disposição.

Agora me respondam com sinceridade: Dá para ao menos se sentir bonita depois de tal maratona?

Olha, acho que estou para nascer de novo sim, só para ver se venho ou mais melhorada, ou mais preparada para enfrentar falsas promessas...