O gato?

Aquilo não estava certo!Pela "enésima" vez Joana limpava,ao acordar,a sujeira deixada pelo gato:Lixeira plástica virada,fruteira no chão,marcas de patas felinas por todo o piso,e pêlo;muito pêlo em cima da mesa e das cadeiras da cozinha!A dona de casa já estava cansada daquele hóspede indesejável!Aldair,seu marido,que observava a mulher lamuriar-se a cada passada da vassoura no chão frio,disse:

__Joana;já sei como resolver este problema!!!

__Posso saber qual foi a grande "Brain storm" agora?

O sarcasmo da esposa tinha motivo,pois a solução era óbvia:Colocar uma tela transparente entre as pilastras do salão da casa!Como toda moradia projetada por arquiteto,a residência do casal era cheia de planos inclinados,recortes e..pilastras!Justamente por ali,com sua elasticidade felina,o invasor entrava,subia a escada em espiral que ligava os dois andares da casa,e chegava à cozinha!

Aldair não queria nem conversar sobre o assunto!Para ele,uma tela descaracterizaria a estética frontal do imóvel!Ele chegava à dizer:"Minha casa não é galinheiro".

Joana não estava nem aí para a tal estética,Ela só queira passar suas manhãs apenas preparando o café,sem fazer aquela faxina desnecessária!Certo de que resolveria a questão,Aldair soltou a "pérola":

__Vamos colocar uma ratoeira perto das pilastras!Te garanto que,na primeira "bordoada" que ele levar,deixa de vir aqui!!

Joana encarou o marido por alguns segundos,e depois entrou de sola:

__Você quer dizer uma "gatoeira" não é?Foi a idéia mais idiota que eu já ouvi!!

O marido não gostou da resposta,mas não rebateu.Ele decidiu que mostraria ,na prática, a genialidade do seu estratagema.Tomou o café,vestiu-se,e foi trabalhar.

Na hora do almoço,comprou a ratoeira mais potente que encontrou.Era difícil até para esticar o alçapão,tal era a dureza da mola!

À noite,antes de dormirem,e sob o olhar incrédulo da esposa,armou o dispositivo no salão,próximo as pilastras.Um cheiroso pedaço de toucinho foi usado como isca!

De madugrada,foram acordados pelo barulho metálico da armadilha sendo acionada.Rapidamente correram até o salão,pra conferir o sucesso da engenhoca.Para a surpresa de ambos,uma ratazana enorme estava estrangulada pela armadilha!Rindo muito,Joana caçoou:

__Não te falei Aldair?Ratoeira pega rato!!!

__Bom...__Aldair pensava num jeito de defender sua idéia__De qualquer forma,a gente se livrou desta ratazana!!

Enquanto os dois observavam o cadáver,escutaram um barulho vindo no jardim.Entre as folhagens,notaram dois olhos brilhantes que acompanhavam seus movimentos.Era o gato!Aldair acendeu as luzes externas,e eles puderam ver,antes que o felino pulasse o muro e ganhasse a rua,sua aparência:Tinha o corpo branco,a cauda cinza,e os olhos circundados de pêlo negro,formando uma máscara.E era grande!Parecia ser de raça!!Sem perder tempo,Aldair foi até a cozinha,e voltou com uma sardinha dentro de um prato.Retirou a primeira vítima da ratoeira,colocou a isca fresca,e armou de novo a armadilha.Logo depois,foram dormir.....

__No dia seguinte,a ratoeira estava vazia e ainda armada,a cozinha na mesma bagunça de sempre,e até a sala recebera o visitante noturno:Poltronas de veludo sujas de urina de gato e arranhadas!!!"Quicando",Aldair esbravejou:

__Não acredito!!Além de comer a sardinha e sujar a cozinha,o safado ainda usou minhas poltronas de veludo como lavabo e afiador de unhas!!!!!!!Agora chega!!!Eu vou comprar chumbimho!!!!!!

__Ah não!!Veneno não!!__Disse Joana,irritada__Você tem que colocar a tela!!!

__Mas Joana..a estética frontal....

__Dane-se a estética!!!Chumbinho você não coloca!!!Lembra-se daquela vez em que o nosso antigo vizinho,o Renalvo,matou um gato com veneno na casa dele?Não se sabe como;o filho mais novo,de dois anos,conseguiu pegar o frasco com chumbinho,e colocou um pouco na boca...foi a maior correria até o pronto socorro!!O menino quase morreu!!

__Foi uma fatalidade Joana...

__Uma ova!!Foi castigo mesmo!!Eu não vou matar animal nenhum!!!Ainda mais existindo uma alternativa razoável!!E ponto final!!!

As palavras encerraram a discussão!Aldair sabia que,quando Joana cismava com alguma coisa,era impossível convencê-la do contrário...

Uma semana se passou,e nenhuma providência foi tomada:Nem o veneno foi comprado,nem a tela colocada.Para alívio do casal,o felino não apareceu mais.

Pouco tempo depois,eles iriam receber visitas para um churrasco.No dia anterior à reunião,sábado,Aldair foi limpar a churrasqueira,que era daquelas de tijolo,grandes,com chaminé e tudo.Ao começar a faxina tomou um susto:O carvão velho que ele iria retirar,miou para ele!!!Ao olhar mais detalhadamente,percebeu que ,na verdade, tratava-se de ......um filhote de gato!!!!!!!!E era pretinho!!!!!!!!!!A fêmea deve ter achado o local quente,seguro,e o escolheu para ter seus rebentos,pensou. Uma nova inspeção,agora com os óculos,revelou serem três,e não apenas um só filhote!!!!!!!!!!Além do pretinho,havia um cinza,e outro marrom.Querendo ver a quantas andava a "operação limpeza",Joana apareceu.A mulher ficou encantada com os filhotes.Percebendo a situação,Aldair foi logo dizendo:

__Ah,não..não vamos ficar com nenhum Joana!!Não inventa!!!

__Esse pretinho é tão bonito....Vou chamá-lo de carvãozinho!!

Enquanto os dois discutiam a adoção ou não do carvãozinho e de seus irmãos,a mãe deles apareceu,andando pelo muro e entrando na churrasqueira através da chaminé.Qual não foi a surpresa do casal ao ver que a mãe era ninguém menos que ....O gato intruso e bagunceiro!!!!!O gato era.....uma gata!!!E grávida!!Comovida,Joana disse:

__Por isso é que ela tinha tanta fome!!! Eram os filhotes na barriga!!!Que lindo!!!

A partir daí,formou-se um "cabo de guerra" entre o casal:A esposa queria dar um lar aos sem teto,enquanto o marido queria alimentá-los só até o desmame.O churrasco foi substituído por uma feijoada,e, todos os dias,Joana levava um pires de leite para o carvãozinho,o espetinho,e o farofinha,nomes dados aos filhotes pela sua origem inusitada.

Aldair permaneceu irredutível:Assim que os gatos desmamassem,os levaria para a suípa,que arranjaria-lhes um novo lar.A situação caminhava para este desfecho quando,numa noite sem luar,um ladrão pulou o muro dos fundos da casa,usando a churrasqueira como apoio.Pensando que o facínora iria atacar seus filhotes,a gata "voou" em cima dele,que desequilibrou-se e caiu, batendo com a cabeça no chão!Ao ouvir o barulho,Aldair chamou a polícia,que veio na hora,e encontrou o bandido desacordado,com a gata ao seu lado,rosnando.O casal soube pelos policiais,que tratava-se de um elemento perigosíssimo,que já havia assaltado várias casas nas redondezas.

Como recompensa pelo grande serviço prestado;Aldair concordou em adotar não só os filhotes,mas a família inteira!!Fizeram uma casa para gatos no quintal,colocaram a tela transparente nas pilastras do salão(Finalmente Aldair rendeu-se às evidências),castraram a gata(que recebeu o nome de zorra)para que a população felina não aumentasse mais,e viveram felizes para sempre!!

E ACABOU-SE O QUE ERA DOCE!!!!!!