đ đ đ AXĂ POUCO đ đ đ
Um carioca e um paulistano saĂram no pau,
Baiano separou: Ăh-Ăh-Ăh... A-Ă... A-Ă... ĂĂĂ!!!
Surgiu assim mais um ritmo bom de carnaval:
â âMeu Rei, se Ă© pra brigar, brigue em SalvadĂŽ-ĂŽĂŽĂŽĂŽ.â
Baiano levou um fora, deu errado o xaveco,
Ele apelou: âĂh-Ăh-Ăh... A-Ă... A-Ă... ĂĂĂ!!!â
Chamou a âminaâ pra beber num boteco:
â âVai, MĂŁ-inha, que eu tĂŽ, que tĂŽ-ĂŽĂŽĂŽĂŽ...!!!â
Baiano bebeu demais, a mina saiu... foi embora.
Ele agarrou outra no bar: âĂh-Ăh-Ăh... A-Ă... A-Ă... ĂĂĂ!!!â
Baiano bĂȘbado: âsegura o chĂŁo, amarra o chĂŁo... e agora?â
â âNun-sĂĄbi bebĂȘ, num-bĂ©bi... AxĂ© pouco em SalvadĂŽ-ĂŽĂŽĂŽĂŽ.â
:::::::::::
Entenda um pouco desse gĂȘnero musical, lendo aqui abaixo um trechinho de uma anĂĄlise do portal âCBNâ, que fala da marca dos 40 anos completados desde o surgimento do... AXĂ.
ASPAS abertas para o portal referido (crĂ©ditos: Klauson Dutra â 07/02/2025)
//
A AxĂ© Music (...) completa 40 anos no dia 17 de fevereiro. A data marca o lançamento da mĂșsica Fricote por Luiz Caldas, em 1985.
Quarenta anos depois, o pai do axé diz que não canta mais o sucesso da época, que começa com o verso sobre a "nega do cabelo duro, que não gosta de pentear".
Mas o ritmo ganhou força e nome dois anos depois. O termo Axé Music foi criado pelo jornalista Agamemnon Brito com uma intenção pejorativa.
O poeta, escritor, jornalista e pesquisador, James Martins afirmou que existia preconceito com o surgimento do movimento musical:
"Ă uma parĂłdia da expressĂŁo old music, que estava surgindo tambĂ©m naqueles anos 80. E o Agamemnon, que era da turma do rock de Salvador, e que, portanto, reagia muito ferozmente contra as expressĂ”es afro-baianas e a mĂșsica de carnaval, cunhou essa brincadeira axĂ© music, querendo dizer que essa expressĂŁo seria muito regional, que nunca chegaria de fato a ser um âold musicâ, que nunca conquistaria o mundo. (...).â
O nome 'Axé Music' também causou estranheza até entre os artistas baianos da época, que jå reproduziam o movimento musical antes mesmo de ganhar um termo.
A mistura ritmica reĂșne manifestaçÔs musicais iniciadas no fim do sĂ©culo 19 por blocos afro.
(...)
\\ ASPAS fechadas para o portal referido (crĂ©ditos: Klauson Dutra â 07/02/2025)
::::::::::::
Voltando e finalizando aqui, o Zezé.
Da coleção zezediozoniana: âQuis ler o texto todo nĂŁo??? Ăh-Ăh-Ăh... A-Ă... A-Ă... ĂĂĂ!!!â