O 🍜CrEmE dO pAdRe⛪ aMaRgO
O único padre que sobreviveu
A uma perseguição dos russos
Tinha um segredo que não escondeu
Pois não queria morrer de bruços.
Esse tal padre teve muita sorte
Por dominar a arte da Culinária.
Não lhe aplicaram a pena de morte,
Porque trabalhou na penitenciária.
O motivo de lhe pouparem a vida
Foi um molho que ele fazia refogado.
Vendeu a receita ao general moscovita
De um famoso creme azedo ou amargo.
::::::::::::
Vejamos um trecho extraído da explicação do site russo chamado RUSSIA BEYOND (em língua portuguesa), publica em 12 de outubro de 2014 pela pesquisadora Anna Kharzeeva.
ASPAS
//
Creme azedo, ou “smetana” em russo, é um dos ingredientes mais importantes da culinária russa. É um iogurte pastoso e, como sugere o nome, feito de creme ou de leite.
Na Rússia, é possível encontrar sopas, panquecas, saladas, sobremesas, batatas, “vareniki” (massa recheada cozida) e pães feitos de creme azedo – ele está em todos os lugares.
(...)
O creme azedo tem lugar até mesmo na literatura russa e foi mencionado por Gógol e Tolstói em algumas descrições de banquetes. Um personagem de um famoso livro infantil disse: “Eu amo a minha avó... e creme azedo!”. Pode-se dizer que o amor começa cedo.
Quanto ao país, tenho certeza de que esse amor começou cedo. Em um país sem muitas fontes de vitaminas naturais (tradicionalmente raízes vegetais, frutas silvestres e maçãs no verão) foi necessário usar tudo o que estava disponível. E em uma época em que ainda não existia geladeira, é possível que logo tenham descoberto formas de usar leite fermentado –com o mesmo produto que se faz creme azedo, é possível fazer queijo cottage e também usar o líquido restante como ingrediente para fazer panquecas.
\\ ASPAS fechadas para a especialista Anna Kharzeeva
Confira o texto completo em:
https://br.rbth.com/arte/2014/10/12/creme_azedo_um_classico_da_mesa_russa_27735
::::::::::::::
Voltando e finalizando aqui, o Zezé.
Da coleção zezediozoniana: “Segredos revelados pelo espião Zezé-Zezé-óóó-Sete”