O 🍜CrEmE dO pAdRe⛪ aMaRgO

O único padre que sobreviveu

A uma perseguição dos russos

Tinha um segredo que não escondeu

Pois não queria morrer de bruços.

Esse tal padre teve muita sorte

Por dominar a arte da Culinária.

Não lhe aplicaram a pena de morte,

Porque trabalhou na penitenciária.

O motivo de lhe pouparem a vida

Foi um molho que ele fazia refogado.

Vendeu a receita ao general moscovita

De um famoso creme azedo ou amargo.

::::::::::::

Vejamos um trecho extraído da explicação do site russo chamado RUSSIA BEYOND (em língua portuguesa), publica em 12 de outubro de 2014 pela pesquisadora Anna Kharzeeva.

ASPAS

//

Creme azedo, ou “smetana” em russo, é um dos ingredientes mais importantes da culinária russa. É um iogurte pastoso e, como sugere o nome, feito de creme ou de leite.

Na Rússia, é possível encontrar sopas, panquecas, saladas, sobremesas, batatas, “vareniki” (massa recheada cozida) e pães feitos de creme azedo – ele está em todos os lugares.

(...)

O creme azedo tem lugar até mesmo na literatura russa e foi mencionado por Gógol e Tolstói em algumas descrições de banquetes. Um personagem de um famoso livro infantil disse: “Eu amo a minha avó... e creme azedo!”. Pode-se dizer que o amor começa cedo.

Quanto ao país, tenho certeza de que esse amor começou cedo. Em um país sem muitas fontes de vitaminas naturais (tradicionalmente raízes vegetais, frutas silvestres e maçãs no verão) foi necessário usar tudo o que estava disponível. E em uma época em que ainda não existia geladeira, é possível que logo tenham descoberto formas de usar leite fermentado –com o mesmo produto que se faz creme azedo, é possível fazer queijo cottage e também usar o líquido restante como ingrediente para fazer panquecas.

\\ ASPAS fechadas para a especialista Anna Kharzeeva

Confira o texto completo em:

https://br.rbth.com/arte/2014/10/12/creme_azedo_um_classico_da_mesa_russa_27735

::::::::::::::

Voltando e finalizando aqui, o Zezé.

Da coleção zezediozoniana: “Segredos revelados pelo espião Zezé-Zezé-óóó-Sete”