Diferença básica entre “céu” e “inferno”
O processo de adesão à União Europeia envolve diversas etapas, incluindo:
1. Pedido formal de adesão: O país interessado apresenta um pedido formal de adesão à UE.
2. Avaliação da candidatura: A Comissão Europeia avalia a candidatura e emite um parecer sobre a viabilidade da adesão.
3. Negociações: São iniciadas as negociações entre o país candidato e os Estados membros da UE, com o objetivo de alinhar a legislação do país candidato com as normas europeias.
4. Conclusão das negociações: Após a conclusão das negociações, o país candidato precisa ratificar o tratado de adesão.
5. Aprovação do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu: O Conselho Europeu e o Parlamento Europeu precisam aprovar o tratado de adesão.
6. Assinatura do tratado: O tratado de adesão é assinado pelos líderes dos países membros da UE e do país candidato.
7. Ratificação do tratado pelos parlamentos nacionais: O tratado de adesão precisa ser ratificado pelos parlamentos nacionais de todos os países membros da UE e do país candidato.
8. Entrada em vigor do tratado: Após a ratificação do tratado, o país candidato passa a fazer parte da União Europeia.
Esse processo pode demorar anos.
O processo de adesão aos BRICS envolve as seguintes etapas:
- após o pedido formal do país interessado, se ele for uma ditadura é vapt-vupt;
- se for uma democracia, vai passar longe.