Chegando o 13, o Ofiúco teve destaque (Fonte: UAI)
Mas que nome esquisito é esse?
É mesmo uma coisa de constelação?
Se doze já basta, quem liga para o treze?
Esse Ofiúco veio só gerar confusão.
:::::::::::::::::
Não é mentira, não! Leia abaixo como se deu a treta.
:::::::::::::::::
ASPAS abertas para o portal da Universidade Federal de Santa Catarina, página UFSC-Planetário
//
Foi a partir de 1922, quando da criação da União Astronômica Internacional (UAI), que o conceito de constelação começou a mudar e surgiu Ofiúco (Ophiucus) como uma 13ª constelação zodiacal. Durante a assembleia geral da UAI em 1925, em Cambridge, foi criado um grupo de trabalho para estudar a questão das delimitações das constelações, surgindo daí a proposta de criação de regiões na esfera celeste, tal como um país dividido em estados.
(...)
Foi desta forma, então, que o zodíaco acabou por ser premiado com 13 regiões ou constelações, que são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
(...)
Para alguns astrólogos, a polêmica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, haja vista que não são as constelações lá no céu que influenciam os seres aqui na Terra e sim energias cósmicas que tomam como referência os signos tradicionais. Há também opiniões que procuram justificar que tanto a cobra (Ofiúco) como o escorpião são animais que trocam de pele, indicando uma personalidade sujeita a grandes flutuações, e que, neste caso, Ofiúco vem a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião. Portanto, apesar de termos 13 constelações zodiacais, com a inclusão de Ofiúco, a divisão do zodíaco em doze signos, para efeito da astrologia, segue a antiga tradição e não precisa levar em consideração as mudanças estabelecidas pela UAI, o que muitos astrônomos consideram uma imperfeição. E como a divisão do zodíaco em signos não apresenta nenhum interesse prático maior para a astronomia, o surgimento de Ofiúco como região zodiacal em nada deverá abalar as crenças e os estudos astrológicos, pois os astrólogos sabem que suas concepções não partem das constelações e sim dos signos, que são meras convenções.
\\ ASPAS fechadas para o portal da Universidade Federal de Santa Catarina, página UFSC-Planetário.
Confira o conteúdo completo em:
https://planetario.ufsc.br/a-polemica-do-13%C2%BA-signo/
::::::::::::::
Voltando e finalizando aqui o Zezé.
Da coleção zezediozoniana: “Mas quem liga para um Ofiúco qualquer?”