Falta de empatia...

O conceito de empatia diz respeito à capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, sentirmos seus sentimentos em determinada situação etc.

Então o suposto ladrão, que não parecia assim tão burro, mas era, porque se deixara apanhar facilmente pela polícia, explicava ao agente que o prendera:

- Eu não pretendia roubar nada, seu guarda, estava apenas passando por aqui e pensando em praticar um pouco de empatia.

- Antes de mais nada, seu guarda, não. Policial, agente da lei.

- Desculpe, me coloquei ou o coloquei no lugar do outro de modo errado.

- Confuso, você, hein? E afirma que estava praticando empatia: o que quis dizer exatamente com isso, se tentava pular o muro para dentro da mansão?

- Estava tentando me colocar no lugar do outro, do milionário dono da casa.

Eu não tenho as chaves, claro, por isso tentava pular o muro.

- Isso não existe, malandro, esse negócio de empatia. Não para o seu caso. Você estava tentando se colocar dentro da casa dele para roubá-lo, isso sim.

- Não, nada disso, já falei: eu só queria sentir como é ser rico por alguns minutos, apenas isso.

- Já que você parece metido a filósofo, não pense que um policial também não conhece ditos filosóficos. Como este: “Macaco que muito pula quer chumbo.”

- Desculpe, policial, mas penso que essa sua frase faz parte da chamada sabedoria popular, nem sempre sábia na verdade. Além disso não é nem um pouco filosófica, nada tem a ver com o contexto, com o que falávamos anteriormente.

- Como não tem a ver, meliante?

- Como assim, seu policial?

- Assim: quem pula o muro dos outros para roubar merece chumbo, ou cadeia, já que não posso sair por aí atirando à vontade no rabo dos outros.

- Ah, não: agora ficou péssimo! Vou repetir: muito pouco ou nada filosófica sua argumentação. Sócrates ou Aristóteles, eles sim, teriam dito coisa melhor sobre essa situação.

- Como é?! Quer dizer que esses seus dois comparsas estão lá dentro? Conseguiram então pular o muro antes de eu chegar e lhe prender? Vou chamar reforço policial imediatamente!