ETA PORTUGUÊS DANADO! 4

De mar a mar, o marinheiro quer amar, maravilhado, sem amargura.

O covarde tende a sumir da cena do crime, sem assumir a culpa.

O reverendo fez reverência ao compadre.

Se alguém chamar você de “cobra”, pode não ser um elogio. Não se esqueça de que as cobras rastejam sobre o ventre e dão facilmente com a barriga n’água.

O eminente pediatra tricolor afirma que convém in-FLU-enciar as crianças desde pequenas.

Os bombeiros do quartel situado na Avenida Maracanã odeiam quando torcedores ali passam a gritar “Botafogo”.

Pergunta famigerada: o que é mais infame, a fama ou a fome?

Sonhando com a fortuna, ele passou toda a vida em busca do mapa da mina. Quando finalmente o encontrou e seguiu, a mina era terrestre, explodiu e acabou com seus sonhos.

Verruga e ruga: a diferença é que a primeira se pode ver e a segunda, não?

O conserto mal feito deixou o cliente desconcertado.

Já no restaurante, ao irritar-se com o tempero da comida, o freguês reagiu destemperadamente.

No interior de Minas e do estado do Rio, todo mundo se considera primo, mesmo sem laços consanguíneos em termos legais. Essa bonita tradição é menosprezada, porém, por um advogado do diabo, para quem ela não passa de “primoscuidade”.

Sumidade? Eu? Só quando tomo chá de sumiço.

Gente, quando o caso é urgente, nada de sair pela tangente.

Não só em português, mas também em francês (a julgar pelas Olimpíadas), há quem confunda inclusivo com exclusivo.

Não importa o que você exporta, seguro que jamais lhe darão crédito.

Não bote banca ao pedir empréstimo ao banco, pois são capazes de bancar os espertos e desbancá-lo do seu negócio.

Tenho medo que me pelo do apelo da sua pele. Por isso você me repele?

Encontrou o logo perfeito para a festa de despedida: até logo.

Advérbios de modo continuam a intrigar-me:

DESCONTROLADAMENTE significa que o sujeito mente de modo descontrolado ou que possui a mente descontrolada?

PREFERIVELMENTE significa que mentir é preferível ou que se deve preferir a mente ao coração?

PRIVILEGIADAMENTE significa possuir mente privilegiada ou que se deve privilegiar a mentira ao invés da verdade?

POBREMENTE significa que os pobres vivem a mentir ou que sua mente é ingênua o bastante para continuar a acreditar em líderes populistas?

Ou será que, em todos estes casos, ambas as hipóteses seriam válidas?

Brasília, abril/setembro 2024