PATOFOBIA
Os patos do universo ficcional de Patopolis, da Disney, parecem ser todos seres desajustados e até portadores de graves defeitos, o que desabona bastante a raça palmipede. Senão vejamos:
O Pato Donald é irascível, tem verdadeiros ataques de raiva; além disso é caviloso, fingido, instável, capaz de prejudicar os outros (até de sua família) para se dar bem. É tremendamente invejoso da sorte de seu primo Gastão.
Por falar em Gastão, esse é um sujeito intragável: vaidoso, esnobe, metido a besta, confiando em sua sorte ele simplesmente não trabalha, aliás ele odeia o trabalho.
A Margarida, namorada de Donald, é mandona, autoritária, ciumenta e frequentemente infiel, pois arrasta uma asa para o Gastão.
Os sobrinhos de Donald: Huguinho, Zezinho e Luisinho, não parecem crianças: falam e agem como adultos e não têm muito respeito para com o tio; antes até fazem pouco dele.
O Peninha é um aloprado, onde ele aparece é confusão na certa. Até aquele roceiro, o Urtigão, não o suporta.
A Vovó Donalda é antiquada à beça, não moderniza o seu sítio e vive num mundo à parte; e nada se sabe do seu passado.
Entretanto, o verdadeiro mistério é a Dumbela, irmã gêmea do Donald. Dumbela é a verdadeira mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, e ninguém sabe quem é o pai. Certo dia Dumbela entregou os meninos ao Donald e sumiu do mapa. E tendo em vista as dificuldades financeiras do pato, não parece que ela mande qualquer ajuda. Onde é que se meteu essa pata desnaturada, que abandonou desse jeito os seus filhos e não dá um telefonema para saber como estão? Aliás esses patinhos nem perguntam pela mãe.
O Tio Patinhas: esse eu deixei por último, porque é o pior de todos. Egoísta, arrogante, controlador, sovina, unha-de-fome, embora riquíssimo é capaz de ficar com fome para não gastar dinheiro. É desonesto, porque vive promovendo expedições em busca de tesouros (arrastando Donald e os meninos como empregados gratuitos) que ele simplesmente rouba dos países por onde passa. Até de objetos arqueológicos, que pertencem por direito aos governos locais, Patinhas se apossa inescrupulosamente. É um tremendo muquirana. Em certo episódio, estando por acaso de bom humor, ele convida os sobrinhos para irem comer no "Sanduichão do Mortadelo".
Em suma, a questão é: por que a Disney difama a esse ponto a reputação dos patos, mostrando-os de forma tão desfavorável?
Será um caso de patofobia?