A demanda

Juiz e rapaz conversam no Fórum Paulistano.

Juiz: então, meu jovem, você deseja mudar de nome, é isso? E como se chama mesmo?

Rapaz: Sim, desejo muito mudar de nome. Eu se chamo Pafúncio. Era o nome do meu avô paterno que me foi dado para homenageá-lo porque ele prometeu ao meu pai deixar uma herança para eu quando morresse. Mas como ganhava pouco mais que um salário mínimo, deixou dívidas e nenhuma poupança. Então meu pai falou que eu podia mudar o nome do velho safado. E tem outra coisa: nenhuma garota quer ficar comigo depois que descobre que se chamo Pafúncio, daí que quero trocá-lo.

J: Muito bem, meu jovem, a coisa me parece bem fundamentada. E como você gostaria de ser chamado?

R: Epaminondas.

J: Epaminondas?! Mas Epaminondas é um nome tão horrível quanto Pafúncio. Sinceramente, não vejo sentido nessa troca. Você vê?

R: Claro que vejo: Epaminondas é o nome do meu avô materno e como ele ainda está vivo e ganha mais de dois salários mínimos por mês quando morrer vai deixar uma poupança para eu, mas só se eu trocar meu nome atual pelo dele, o senhor percebe?

J: Percebo outras coisas, isso sim. Com um salário mínimo ou dois com a inflação que temos seu outro avô também vai acabar morrendo endividado como o paterno. Você não vai ter herança alguma e as garotas também não irão querer ficar com alguém chamado Epaminondas.

R: O senhor está falando sério?

J: Claro que estou! Se sou juiz é porque tenho idoneidade moral, reputação ilibada e profundo conhecimento não apenas da lei, mas da vida, da sociedade, do mercado financeiro, da política, da economia, da numismática, da filatelia, do pós-modernismo, da Gestalt, Weltanschauung...

R: Este último nome aí é bonito, mas deve ser difícil de escrever, não?

J: Cosmovisão? Não para mim, mas para quem ganha até uns dez salários mínimos deve ser difícil mesmo. Bem, precisamos encerrar sua demanda. Vou lhe sugerir um nome e você me diz o que acha dele. Que tal trocar Pafúncio por Austregésilo?

R: Austre o quê?

J: Austregésilo, um belo nome, de gente rica ainda por cima. Vale assim, para início de carreira no Judiciário, uns vinte salários mínimos.

R: Por ano?

J: Não: por mês, por mês!

R: Nossa, que fortuna! Ah, mas esse nome aí, que eu nem consigo pronunciar inteiro, me parece mais feio ainda que Pafúncio, e como o senhor também disse, Epaminondas. É horrível demais, nem consigo falar, imagine então escrever. Tem alguém que o senhor conhece que se chama Austre... geliso?

J: Austregésilo! A-u-s-t-r-e-g-é-s-i-l-o. Tem sim: meu pai se chama Austregésilo e eu me chamo Austregésilo Júnior, para sua informação. E quer saber de uma coisa? O senhor vai continuar se chamando Pafúncio. Seu caso está encerrado!

R: Ãh?

J: Assessor, por favor: conduza o senhor Pafúncio para a saída e mande entrar o próximo demandante!