Sucesso e fracasso
Acreditem: às vezes é preferível fracassar a fazer muito sucesso.
Se você fracassar, fracassou e ponto final: vão dizer que você é um incapaz mesmo e depois irão lhe esquecer.
Mas se fizer sucesso vai ter de se esforçar para fazer sucesso sempre, vira obrigação e dá canseira.
Pessoas próximas não irão admitir que você não repita ou supere o sucesso da empreitada anterior.
A família, os amigos, os colegas de trabalho, os membros de sua igreja, do clube etc. irão estar sempre de olho em você.
Assim, se fracassar ao fazer algo novo depois de fazer sucesso, verá que até suas amantes irão lhe abandonar.
Umas fracassadas elas também, porque não conseguiram arranjar um bom casamento ou um amante melhor do que você.
Os amigos certamente farão o mesmo, mas as amantes serão sempre as primeiras que irão saltar fora do seu barco.
Aconteceu comigo: ao fracassar depois de fazer muito sucesso tive de vender o meu.
Então, entendo do assunto: já conformado agora ganho a vida vendendo barcos.
Vários deles pertenceram a pessoas que um dia fizeram muito sucesso e no dia seguinte, depois de um fracasso, caíram no ostracismo.
De "ostracismo" também entendo e vou vivendo.
Capturo e vendo ostras porque, claro, nem todo dia consigo vender um barco.
E assim vou tocando em frente.
Como dizia sabiamente o professor Rubem Alves, ostra feliz não faz pérola.