ALÔ, BRASIL! SEGUE A RECEITA DUM NAMORADO "CULT"

"quem não tem colírio, coloque os óculos escuros..."

Parafraseando Raul Seixas, sempre eterno.

A bem da verdade, o meu texto de Humor tem o objetivo de não me fazer... chorar.

É catártico...

Eu explico: dizem que a consciência de meio tem seu preço...o que às vezes dói muito pagá-lo.

Então, a gente dá gargalhadas...

Foi assim que fiz hoje, algo bem longe da rotina, quando tive a oportunidade de, pela primeira vez, despertar e me ligar numa programação sabática (na semântica de descanso de feriadão ) que nos convida a relaxar.

Alô, Brasil de Norte a Sul, somos A ALMA DO POVO! Aqui somos todos iguais!

Como sou brasileira da gema, ousei ceder... aprender e acreditar" Foco na tela!

Cliquei lá na telinha aberta do Sábado, aumentei a audiência, e pumba!-dentre o todo, havia uma receita dum famoso CHEF bonitão que ensinava ao Brasil inteiro- a esse nosso país de 'MEU DEUS!- a "cult" receita da hora.

Aliás, ali tudo muito chique, sempre apesar de meio discutível, a fazer contraste inacreditável com o mundo...dos arredores.

Não foquei no nome do prato, mas sim , prestei atenção nos ingredientes, uma vez que , por múnus profissional, tenho o dever de saber o que entra no nosso sistema digestório...a caminho do nosso sistema cardiovascular.

E já vou avisando: tem programação gastronômica que devia estar na mesma lista DA LEI e ter a mesma lupa dos alimentos perigosos à saúde, tipo: ATENÇÃO, ESSE PROGRAMA É DE ALTO RISCO CARDIOVASCULAR.

Mas quem teria coragem?

No caso de hoje, a receita era até comportada. Eu me admirei. Ensinava a preparar UM NAMORADO.

Algo que se acompanhava dum Ceviche. Super Legal!!

Tudo bem culturalmente BRASIL.Nem discuto. Ops, mais ou menos!

Um Peixão, sempre é bem vindo. Delicioso...e saudável, mas só se não for estragado pela mão do Homem.

Mas...era impossível não prestar atenção aos ingredientes ali elencados.

Coisa super simples, bem na humildade! Como todos ali da telinha. Tudo bem combinando...

Um cardápio de nos fazer- a quase todos os brasileiros!- olhar e acreditar que o AGRO É POP! mesmo...e que o nosso bolso seja, tipo, miragem da terra..."desadubada".

O "cheff" ali pedia algumas coisinhas básicas que seguem com o devidos preços , atuais e APROXIMADOS, dos ingredientes da receitinha bem popular:

Afinal, também sou "dona de casa"...com BOLSO POP!

Peixe NAMORADO: R$ 250,00 -quilo

Leite de coco: R$ 15,00-un

Queijo de cabra: R$ 180,00 quilo

Leite de cabra: R$ 40/ unidade

Tomates cereja: R$ 25/quilo

Camarão: R$: 220/quilo (O Rosa, limpo e descascado)

Cebola roxa: R$: 20 o quilo

Cebola branca: R$ 11 o quilo

Aspargos: R$ 25 /4- aspargos verdes

Azeite de Oliva extra virgem: R$ 50 1/2 litro

Nozes Pecã: R$ 200/o quilo

Vinho branco? 120 a unidade

Preços praticados em São Paulo/Capital.

Essa é a listinha ,SUPER POPULAR, do que me lembro da receita que entra nas casas do povo do Brasil, com um salário mínimo de R$ 1. 412,00.

Cada susto que eu levava, a ele era adicionado um outro ingrediente que me assustava mais ainda. A receita desandou!

"Tariam zombando de nóis na audiência que bomba amor solidário?"

A programação seguiu com dicas alimentares "anti-canceres", super úteis, que também ensinou ao Brasil todo DIAGNOSTICAR e depois TRATAR alguns desconfortos; deram lá outra receitinha, não a do Namorado , mas para alguma indigestão caso o Namorado, o da primeira receita, lhe causasse:

"SE VOCÊ TIVER DOR DE BARRIGA, PODE SER INTESTINO IRRITÁVEL, ENTÃO ,JÁ SABE, TOME LUFTAL E BUSCOPAM!

É excesso de gases das bactérias! Não sabiam? Ah, mas nós lhes ensinamos!

País de MEU DEUS...mesmo!

Vou resumir minha SENSAÇÃO DE POVO: ainda bem que a receita era direcionada ao Brasil de Norte a Sul,nós, que temos toda a cesta básica, cada vez menos básica, na nossa dispensa...e sobrando para ser dividida entre os iguais, mas fora das telas , claro.

Quanto ao possível diagnóstico irritadiço, eu me arrisco a advertir: cuidado, não são só os intestinos que se irritam diante das telas das televisões!

Sinceramente: em qual país o Chef , toda a comitiva e a plateia ao derredor dessa programação...estariam?

A quem realmente eles falam? Qual é o afortunado país deles?

É de impressionar!

No final a âncora pergunta: será que temos alguns preços em conta?

Momento milagre! Focaram o mundo...mas de relance.

Ali , entre holofotes, caras e bocas, botox e reformas, plumas e paetês, eles só não nos ensinam a não infartar...de indignação.

Boa receita e boa sorte Brasil! Milagre existe! Eu acredito, sim! Mas o não o econômico, acho...

Acordemos para a nossa realidade de povo!!

A de povo. Longe de ser ao povo ou para o povo!!

Sonhar é possível!

Mas sem desviar os olhos das telas midiáticas para as telas das ruas.

A despeito de ser preciso, por aqui sonhar é , deveras e cada vez mais, para lá de impreciso...

É só marketing em prol das alucinações dos sentidos.