Ouvir, falar, ver

O que é que o senhor está lendo?

O Banquete, de Platão.

O banquete de Platão? Nunca ouvi falar, mas com esse título deve ser sobre comida, não? Ele estava festejando seu casamento, aniversário, o quê?

Nada disso, não estava festejando nada. Platão era filósofo. O Banquete é um livro de filosofia.

Então eu não estava completamente errado, porque ouvi dizer que filosofia é alimento para a alma, não é?

Pode ser, mas as semelhanças param aí. E você, meu jovem, tem lido o quê?

Nada. Quer dizer, anúncios apenas. Não gosto de ler. Depois da cartilha escolar não li mais nada: ela foi meu primeiro e único livro. Com ela aprendi a ler e a escrever e só.

Se não valoriza os livros, ao menos você reconhece que as escolas são importantes para o aprendizado da escrita e leitura?

São, claro, mas elas não vivem só de escrita e leitura: durante a construção de uma escola tem emprego para engenheiro, arquiteto, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores etc.

Sei. Assim pensando, durante a construção de uma biblioteca pública também. E em cada uma delas existem livros para o conhecimento do passado, história, também geografia, biografias, entretenimento, romance, diversão...

Ah, se for para romancear e me divertir prefiro mulher mesmo, de carne, pele e osso, não de papel, que não dá pra namorar uma mulher de livro ou fazer sexo com ela.

Não era disso que eu estava falando, acho que você não entendeu a coisa direito.

Entendi sim, senhor. Não vou perder tempo lendo um livro se posso estar com uma mulher de verdade, ora.

Já esteve com alguma? Que você me parece muito novo.

Ontem mesmo estive com uma durante uns 15 minutos. Ela era de verdade, não de papel.

Bem, não foi exatamente isso que perguntei. Fica difícil conversar com quem não lê, nem mesmo jornal. Porque quem não lê mal ouve, mal fala e mal vê. Já ouviu esse ditado?

Nunca. E se nunca ouvi não deve ser um ditado muito importante. Olha... a conversa está boa e certamente o senhor aprendeu alguma coisa hoje que não foi desse livro, mas agora tenho de ir. Daqui a pouco tenho uma consulta médica, sabe?

Ah... Está doente?

Não, é apenas uma consulta de rotina, foi minha mãe que marcou. Ontem estive com a fonoaudióloga, como já falei, hoje tenho otorrino e amanhã vou ao oftalmologista.

Mulher previdente sua mãe... Dê a ela meus parabéns.

Não entendi. Ela só faz aniversário daqui a alguns meses. E o senhor nem a conhece...