1192-MATOZINHOS - A ORIGEM DO NOME

1192 — MATOZINHOS — A Origem do Nome

Para crianças, era um contador de história muito divertido que sabia de todas histórias desde aquelas dos Tempos da Carochinha" até casos recentes, ou as que ele mesmo inventava. Para os adultos, eram piadas, casos hilários, trocadilhos. Apreciava especialmente trocadilhos, que punha á prova a inteligencia dos ouvintes com os mais mirabolantes jogos de palavras. Azarias era seu nome e conforme afirmava, ele mesmo escolhera seu nome, na pia batismal que era pará rimar com histórias, pois nascera sabendo que um dia seria um grande contador de histórias. Logo: Azarias , o contador de Histórias.... Se a rima não era perfeita, pelo menos a gente ria. Assi ele fazia explicações de como tinha surgido o nome de tal cidade, tal regão, pais, ou mesmo de pessoas. uma tarde numa roda de bededores de cerveja, explicou porque a cidade de Matozinhos, no interior de Minas Gerais, tinha aquele nome. ´´--Existia naquela região uma vila que ainda nem nome tinha. Mas, apesr de pequena, tinha dois moradores, irmãos gêmeos, por sobrenome Zinho, que era o flagelo dos habitantes: roubavam, andavam dizendo palavrões e ofendendo os cidadõs, mexia com as mulheres, Garruchas e punhais enfiados na cintura lhes conferia o repeito medroso de todos. Era um tempo que não havia policia nem cadeia no local. Então, um coronel - assim chamado não porque tivesse servido, mas porque assim eram tratados os grande proprietários de terras (e escravos e amantes). Esse Coronel, conhecido por Coronel Calimério, chamou um de seus empregados mais valetes e disse: -- Quintão, vai lá na vila e dá um jeiro naqueles dois arruaceiros. Quintão, cabra de boa pontaria e muito expedito no cumprir os encargos, disse ao Capitão Calimério: --- Pode deixar coroné. Hoje memo vou lá na vila e MATO OS ZINHOS.

295 palavras

Re-escrito por “I.D.” no estilo de Monteiro Lobato

Azarias, o contador de histórias, era conhecido por seus relatos envolventes e sua habilidade em criar divertidas narrativas. Para as crianças, ele era uma fonte inesgotável de aventuras, desde os contos mais antigos até histórias inventadas na hora. Já para os adultos, suas palavras eram como um bálsamo de humor, repletas de piadas, casos engraçados e trocadilhos que desafiavam a inteligência dos ouvintes.

Seu nome, Azarias, segundo ele mesmo afirmava, fora escolhido para rimar com histórias, pois desde pequeno sabia que seu destino era se tornar um grande contador de histórias. E mesmo que a rima não fosse perfeita, sempre arrancava risadas de quem o ouvia.

Numa tarde animada entre amigos, regada a cerveja, Azarias decidiu explicar a origem do nome da cidade de Matozinhos, no interior de Minas Gerais.

"Existia por aquelas bandas uma vila sem nome, mas não sem problemas. Dois irmãos gêmeos, conhecidos pelo sobrenome Zinho, eram uma verdadeira praga para os moradores. Roubavam, insultavam, mexiam com as mulheres... Seus revólveres e facas sempre à mostra causavam temor em todos. E naqueles tempos, nem polícia nem cadeia havia para conter tamanha desordem."

Foi então que o respeitado Coronel Calimério, mais conhecido pelo título do que por experiência militar, decidiu intervir. Chamou um de seus empregados mais confiáveis, Quintão, e deu-lhe uma missão.

"Quintão, vá até aquela vila e resolva o problema daqueles arruaceiros", ordenou o Coronel.

Quintão, conhecido pela sua pontaria certeira e rapidez nas ações, respondeu prontamente ao Coronel.

"Pode deixar, coroné. Hoje mesmo darei um jeito naquela situação. Eu MATO OS ZINHOS."

E assim, com um trocadilho digno de risadas, a cidade de Matozinhos recebeu seu nome, numa história que só poderia ter saído da mente criativa de Azarias, o contador de histórias.

--ANTONIO ROQUE GOBBO —

Conto 1192 da Série Infinitas Histórias - Sitio Estrela-Sopé da Serra da Moeda -14,03.2024-288 palavras

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 29/06/2024
Código do texto: T8096369
Classificação de conteúdo: seguro