Guia para após perder a cabeça, conforme MULHER

ASPAS abertas para o portal “MULHER”.

//

10 animais que sobrevivem sem a cabeça

(Por seção ciência do portal “Mulher”, em: jul 26, 2016)

Veja a seguir 10 animais que conseguem sobreviver depois ter a cabeça decapitada:

. Baratas - As principais estruturas da barata não estão na cabeça e, como o sangue não circula tão rápido, ela não sofre hemorragia. O corpo delas não é indispensável do cérebro, já que elas possuem um sistema de ‘backup’. Sem a cabeça, elas conseguem viver ainda cerca de 30 dias, quando acabam morrendo de fome.

. Frango - A maior parte do cérebro das aves fica na parte posterior da cabeça (na junção com o pescoço) e o resto do seu corpo continua com a circulação de oxigênio por cerca de 20 minutos. Mas o famoso galo “Miracle Mike” (Miraculoso Mike), do Colorado, nos Estados Unidos, ficou mais de um ano vivo depois de ter a cabeça decapitada, fato ainda não explicado pela ciência.

. Cobras - A cabeça de uma cobra continua viva horas após ser separada do corpo e ainda tem a capacidade de causar inúmeros danos. Os reflexos de mordidas continuam fortes o bastante para reagir a algum ataque ou a ameaça. Isso acontece porque seu metabolismo é lento e consegue manter os órgãos internos vivos por mais tempo.

. Vermes - Os invertebrados não são afetados pela perda da cabeça. Eles têm um sistema de regeneração que faz uma nova cabeça crescer no lugar.

. Louva-Deus - Na época de acasalamento, a fêmea libera um odor para atrair o macho. Ela ataca tudo o que se aproxima dela, inclusive o macho. Para não ser comido, ele precisa agir rápido para fecundá-la. A fêmea come primeiro a cabeça do inseto, e como o cérebro não controla todas as suas funções (controladas pelo abdômen), ele continua vivo e se acasalando.

. Polvos - O segredo está nos tentáculos, que não dependem do cérebro. Eles possuem neurônios eficientes que continuam respondendo a estímulos e se movimentam mesmo depois que a cabeça é removida.

. Moscas - As fêmeas conseguem andar e voar por dias e até semanas após terem ficado sem a cabeça, e ainda continuam fazendo a sua higienização (aquele ato que aparenta que elas estão esfregando as patas).

. Sapos - Os músculos do corpo dos sapos não exigem um controle do cérebro para funcionar, mas precisam de algum estímulo. Como suas células ficam intactas, as funções continuam normalmente.

. Salamandra - faz parte do grupo dos animais que conseguem se regenerar.

. Cágados - espécies de tartarugas caçadoras que, mesmo com a cabeça arrancada, conseguem se locomover por várias horas e continuam respondendo a estímulos.

\\ ASPAS fechadas para o portal “MULHER”.

Confira essas e outras curiosidades (exemplo: 7 pessoas com animais ou plantas dentro de si) em:

https://www.mulher.com.br/atualidades/ciencia/10-animais-que-sobrevivem-sem-a-cabeca

::::::::::::::

Comentando e finalizando aqui, o Zezé.

........

Da coleção zezediozoniana: “Os olhos leem o título do texto e a imaginação desencabeça”