As paçocas

Enquanto o ônibus não chegava, o camelô tentava obter algum lucro.

- Olha aí, pessoal! O ônibus vai demorar, hein! Até lá, vamos adoçar a boca! Eu tenho jujuba, chiclete, bala, bananada e paçoca.

- O senhor é vidente? - questionou uma adolescente.

- Num entendi, novinha.

- Quem disse que o ônibus vai demorar?

- Conheço o motorista. É o Tonhão Roda Presa. Ele é péssimo na direção!

- E daí? - quis saber uma ruiva.

- E daí que o engarrafamento na avenida tá intenso. Tonhão deve ter batido em algum poste.

- Cruzes, moço! Vira essa boca pra lá! Vou até ligar para o Padre Juquinha! - advertiu uma senhora que desandou a se benzer.

- Com o sem poste, o motorista precisa chegar para que nós possamos embarcar! - filosofou um careca.

- Foi o que eu disse: ele vai demorar! Até lá, vocês querem uma paçoca?

- Eu quero - disse, com elegância, uma morena com pinta de dondoca paraguaia.

- Uma por um real, três por cinco!

- Tenho que pagar pela paçoca?

- Eu ofereci, não dei. Vê lá se tenho cara de fundador de instituto de caridade?

- Mundo capitalista!

- Tudo na vida tem preço, cumadi. Inclusive uma paçoca - disse um banguela bigodudo.

- Tem coisa mais absurda do que comprar água mineral? Água é patrimônio sagrado, tinha que ser gratuita, assim como oxigênio!

- Tá bem, tá bem. Me dê três paçocas.

- A senhora é debochada! Vai pagar três inofensiva paçocas com uma nota de cem?

- Isso é um ultraje - disse um porteiro.

- Devo concordar com o vendedor ambulante: isso é imperdoável! - endossou um contínuo.

- Um momento, pessoal! Vocês não perceberam o erro? Se uma paçoca custa um real, por que três custam cinco? - gritou um ceguinho.

- É verdade! Ele está anunciando uma promoção caduca! - disse uma vovó.

- Caduca é a senhora, com todo respeito aos seus cabelos brancos! Em nenhum momento eu falei em promoção!

- Devo concordar com o vendedor perambulante - reiterou o contínuo.

- Impressão minha ou há um complô acontecendo? É sério que vocês concordam com um cara que nunca me viu antes?

- Não preciso ver para saber que estamos diante de um golpista! Charlatão dos doces! Impostor das guloseimas! Fariseu da gula!

- Calma, diplomata! Cometi um ato falho! Se errar é humano, não perdoar é desumano! Como prova da minha ingenuidade, vou dar três paçocas para você.

- Prezados, perceberam que esse salafrário tenta comprar o silêncio do acusador? - perguntou um senhor metido a desembargador de boteco.

- Também quero um pacote dessa "compra" ou então isso vai parar na delegacia! - alertou um barrigudo.

- Guenta aí! Nessas condições, não podemos levar esse caso para as autoridades! Você está sugerindo um suborno do suborno! - disse um barbudo.

- Exatamente! Agora quem vai correr atrás de um boletim de ocorrência sou eu! Sou vítima de um suborno no mais alto grau! Vocês estão me obrigando a participar de um crime...

- Aê, turma! Já viram que o ceguinho está mudando de cor? Ele está com cara de um emoji engraçado! Tu faz stand up? - disse um moleque.

- Ele está engasgado! Alguém, pela caridade, dá um tapa nas costas do coitado! - gritou uma balzaquiana.

- Com prazer! - disse uma vovó, dando um caprichado golpe de guarda-chuva nas costas do sujeito que se espatifou no chão.

Todos, claro, olharam com espanto para aquela aparente senhora inofensiva que reagiu.

- Que foi? Nunca viram uma senhora que bebe chá de ginko biloba?

Ainda tentando recuperar o fôlego, o ceguinho foi direto ao ponto.

- Essas paçocas estão estragadas!

- Alto lá! Você me acusa de vender alimentos vencidos?

- Não é acusação! É fato! Meu fígado não mente!

- Deixe de ser manipulador! As pessoas não precisam ver esse show de quinta categoria!

- Mas eu estou vendo a embalagem, safado! Data de validade: 29 de fevereiro de...

A conversa não teve desfecho, pois ceguinho e vendedor levaram uma coça histórica. O primeiro por nunca ter sido cego e (pior!) por ter obtido esmola da turma minutos antes. O segundo por estar vendendo produtos com a única data possível que não se repete todos os anos.

Para piorar, essa ocorrência aconteceu num ano que não era bissexto.

Edu Soares

Barão do Subúrbio
Enviado por Barão do Subúrbio em 23/05/2024
Código do texto: T8069972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.