Beata Burocracia

Eu vi esse título há muito tempo atrás, numa revista italiana, mas se aplica muito bem ao Brasil.

Aos colegas estrangeiros, algumas peculiaridades daqui, que muita gente estranha .O brasileiro gosta de complicar coisas que geralmente são simples e corriqueiras .Por exemplo, existia o tal " atestado de bons antecedentes " . Imagine se um larápio não conseguia falsificar tal documento" precioso ". Aliás , gostamos de pedaços de papel .

E o incrível "atestado de vida ?" Quer dizer, não basta o indivíduo estar ali presente , em carne e osso , precisava de um papel,carimbado , em que alguém faturou em cima . Muito provavelmente algum cadáver levantará do túmulo e então precisamos de um atestado de "vida "! Beata burocracia !

E o malfadado " atestado de pobreza "? Não bastava olhar para o pobre maltrapilho e averiguar sua condição paupérrima ? Não , precisa de uma fila, um cartório , um carimbo . E, que vida boa de quem lida com essas traquitanas . Um carimbo aqui, outro ali, as burras cheias . E burros somos nós . Herdamos dos portugueses o gosto por papel timbrado ? Não sei . Felizmente essas inutilidades foram extintas .

Mas há outras extravagâncias , por exemplo, urgência urgentíssima. Isso surgiu no nosso parlamento e não sei como se traduz em outras línguas . Se existe . Algo é urgente ou urgentíssimo, pois não ? E a declaração de isento ? É uma ambiguidade e falta de lógica . Se ele é isento, como vai declarar algo, como Imposto de Renda ? Barbaridade.

E a famosa " Comissão Interministerial da Mandioca "? Sério, isso existiu . Imagine isso no Parlamento Britânico , aquela seriedade toda . Nem sei se tem mandioca por lá : " Vamos abrir a sessão extraordinária da mandioca ..." Não dá!

E tem muito mais coisa : " um minutinho só " Mas todos os minutos têm 60 segundos, não ? " Vai num pé e volta no outro " Isso deixa qualquer estrangeiro maluco para traduzir.

E " isso é pra inglês ver" . Que inglês e viu o quê, sendo que são raros por essas bandas e paradas ?

Não, o Brasil não é para principiantes , é para malucos mesmo . Qualquer transação bancária mais seria , transferência de titularidade , inventário , escritura ou coisa burocrática do gênero , prepare- se para enfrentar as arangas e complicações burras e desnecessárias da burocracia. Ninguém nunca sabe de nada, seja no público ou no privado , um mais pascácio que o outro; quer dizer, minto, o setor público tem me surpreendido positivamente, na Receita Federal , no TSE, nos Poupatempos da vida. No privado é que a coisa está ruim , ao contrário do que dizem nossos liberais.

Tenho que elogiar o Pix , as urnas eletrônicas, embora tenha gente que conteste .Mas, no mais das coisas, eles querem que você se encha e procure e pague um despachante particular, um contador . Claro, tem um monte de gente que precisa dar o leite às crianças . Mas isso atrapalha nossa vida .

E a senha de oito dígitos , com símbolos e maiúsculas e minúsculas? Magina se o hacker não saca tudo isso ,mas você não , e nunca vai decorar a bendita senha e, toca mandar e- mail para resgatar , que geralmente não funciona. Conclusão , tudo isso só vai conseguir encher bem o seu saco , e os hackers vão rir de tudo isso e continuar a toda .

E, no Brasil, por incrível que pareça,depois de muita encheção, trabalho , irritação , no fim tudo se ajeita . Fico pasmo de ver como gente se orgulha de seu metier que consiste em enrolar e complicar o que é simples como fazer lá um bolo decorado mais comum do mundo e agir como se estivesse projetando uma sonda espacial sofisticada, mas é só o basicão enfeitado . Eh, Brasil, conheço - o bem e de outros carnavais , como aquele que se finge de manco para não ir à guerra. Esse é o nosso Brasil!