COMO A PREGUIÇA É MÁ CONSELHEIRA...?!

CRÔNICAS - COMO A PREGUIÇA É MÁ CONSELHEIRA...

Ontem depois de limpar os dois lados da minha rua que na verdade se chama Avenida João Batista, não sei se foi quem batizou Cristo, ou outro nascido por aqui... numa rua simples não aceitaria o nome de rua... e exigiu que fosse avenida, enfim muitas árvores lindas por aqui mas imagine no outono quantas folhas caídas na calçada... tanto na minha calçada bem como nas demais guias e calçadas e em plena rua...

Dai o meu amigo Geraldo petista, naturalmente disse a mim...

- Prá que limpar se vai sujar a rua de novo... no Outono as folhas vão cair e você está perdendo o seu tempo!!!

- Preferes que tenhas folhas espalhadas em seu quintal e na sua sala ou tens que dormir dentro de um cofre, para não ter poeira ou mesmo folhas secas? perguntei a ele...

- Mas isso é obrigação da Prefeitura... a gente paga imposto para isso!!! Diz ele... a mim me desaconselhando a limpar todos os dias a frente da minha casa e o lado oposto onde existem tais árvores que são apenas enfeites e não dão frutos, mas folhas no Outono... bilhões de folhas... com certeza que forra a rua de suas folhas secas....ou quase secas que o vento costuma derrubar antecipadamente e os carros que passam acabam espalhando por toda tal avenida...

Acho que como bom petista continua ele sentado e eu trabalhando e cuidando das plantas da Via Anhanguera que também tem plantas como a Mangueira que também derruba muitas folhas... pois a mangueira de frente da minha casa que o diga são pelo menos 300 folhas pela manhã caídas e mais 300 a tarde de novo!!!

Enfim para mim é uma ginástica laboral para não ficar enferrujado com dores aqui e acola... como o petista do Sr. Geraldo continua cada dia mais travado em sua cadeira de descanso na porta de sua casa...

E essa semana foi buscar seu salário de aposentado e o seu décimo terceiro salário que é a metade de um salário mínimo... e já tinha retirado, pois só na hora que ele procurou em sua carteira o seu cartão do banco... não mais achou... mas não fez boletim de ocorrência e segundo ele só mandou o banco cancelar o cartão...

Disse a ele é melhor fazer o boletim de ocorrência, pois tal cartão pode o ladrão além de fazer empréstimo... e se for desses que não precisa de senha para conferir se aprova ou não e se tiver saldo paga as compras que o ladrão o fizer!!!

- E se for alguém da minha família? Pergunta ele a mim....

- Bem ai vai ser complicado!!! Mas o Senhor não se lembra se perdeu o cartão ou foi surrupiado? Pergunto a ele ...

- Ah... teve a empregada que faz serviços de limpeza uma vez por semana que vem com o filho cadeirante e pago a ela regiamente... e ainda dou dinheiro para seu filho comprar balas ou algo que ele goste!!! Exclama ele confirmando que ela jamais faria tal desfeita com ele de roubar seu cartão de banco...

Enfim quem sou eu para aconselhar este senhor de 87 anos completos e bem vividos como pedreiro e motorista de caminhão autônomo que sempre contribuiu regiamente ao governo por 40 anos quando aposentou e ganha seu salário mínimo e está feliz pois seu querido 9 dedos em quem vota desde os velhos tempos... e diz que melhor que esse sujeito ... só Deus!!!

Nota do autor:- Vou parar por aqui senão vou começar entrar numa seara onde não se discute ... política e nem religião!!!

ivanhoé
Enviado por ivanhoé em 05/05/2024
Reeditado em 05/05/2024
Código do texto: T8056530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.