Nunca diga isso

Quem vai a um velório deveria dizer sempre que está indo para se despedir de alguém que conhecia, apreciava ou mesmo amava, mas não que vai estar lá para dar o último adeus ao morto.

Que não está vendo, ouvindo ou sentindo coisa alguma mesmo, então não vai poder dizer ao outro Adeus em retorno. Ou mandá-lo à merda caso fosse seu inimigo e tivesse ido ao velório para rir dele, vê-lo definitivamente impotente, morto enfim.

Porém , apreciando muito o defunto e insistindo em lhe dar esse tal de último adeus, o amigo poderia mostrar aos outros que gostava dele de fato.

Como?

Sendo o primeiro a lhe dar o último adeus, ou o segundo ou terceiro, mas não o último, sinal de que não o apreciava tanto assim. Você já pensou nisso?

Não, nunca!

Já pensou também em quem você gostaria que fosse o primeiro a lhe dar o último adeus no dia em que chegar a sua derradeira hora sobre a Terra? Porque depois é só debaixo dela ou então cinzas... Já pensou?

Eu não, nem quero saber disso! E Deus me livre de parentes, amigos e até inimigos que pensem nisso, principalmente esses últimos!

Calma, homem, tudo bem! Você não é velho, acabou de completar sessenta apenas, vai viver bastante ainda e poderá dar o último adeus a muitos de seus amigos e parentes antes que eles façam isso contigo.

Assim espero!

Ah, faltou dizer desde o início, lapso meu corrigido agora, que o Manual de Redação e Estilo do Estadão aconselha que jornalistas devem evitar o uso da expressão "último adeus" que é lugar-comum, ou seja, chavão, clichê.

É mesmo?

Sim, mas como a maioria aqui não é jornalista, cada um que fique à vontade para dar ao morto não apenas o último adeus, mas o que bem entender, porque agora ele não vai poder recusar coisa alguma mesmo.

É, de fato.

Mas se for dar, é bom agir com elegância e discrição que todo mundo vai estar vendo, certo?

Pode deixar!