"Aventário"
Depois da morte da velha mãe, as três irmãs se reuniram na casa de uma delas, Serafina, onde a idosa vivera seus últimos anos, para somar e distribuir os cacos do que tinha restado da passagem da pobre viúva pela Terra.
Serafina sabia, as outras também, que era muito pouco, quase nada. Mesmo assim, ela disse às irmãs que as chamara para fazer o "aventário" de tudo. Catarina, a mais nova das três, juntamente com a irmã do meio, Filomena, então corrigiram a outra, dizendo que o certo era dizer inventário.
Ao que Serafina retrucou que seria inventário se houvesse dinheiro ou algo de valor para ser dividido pelas três, mas não. A velha mãe deixara apenas alguns aventais que bordara caprichosamente nos últimos tempos, daí que em seguida faria a distribuição deles, três para cada uma.
E foi assim que o "aventário" das coisas da velha senhora rapidamente começou e findou: pobremente, como sua vida. Mas se alguém tiver uma história de maior valor para legar aos leitores, que a distribua em seguida ou a conserve consigo até o final dos tempos.