eu sei onde vocês assaram o faisão bem passado

ASPAS abertas para: Diário do Nordeste / Verdes Mares

//

27 de Novembro de 2012

Médico Jorge Coelho se dedica à criação da ave que conquista pela variedade dentro da própria espécie

Juazeiro do Norte - As variedades das aves da espécie faisão estão sendo preservadas na região do Cariri. No Juazeiro do Norte, apenas um criador tem mais de 100 unidades puras, entre elas, algumas são raras, como as de nepal, layd e do venerado. Todas estão em período de reprodução. Há cerca de seis anos, o médico Jorge Coelho iniciou o cativeiro. Para isso, ele buscou comprar as matrizes no Sudeste do País, onde há maior quantidade de criadores e investiu na genética da raça.

(...)

A ave pode ocupar vários habitats, por isso adaptou-se muito bem ao Cariri.

(...)

De acordo com o criador Jorge Coelho, os pequenos cativeiros são prazerosos. "Crio por puro prazer. Gosto de apreciar a beleza e quero preservar a ave. Mas, financeiramente, não tenho nenhuma vantagem. Acredito que é importante estimular os novos criadores para que possam reproduzir as variedades da espécie", revela.

(...)

Em cativeiro, a base alimentar deste tipo de animal é feita geralmente de ração específica. Diariamente, cada ave consome cerca de 100 gramas, mas a alimentação ainda é complementada por frutas e verduras. O faisão é proveniente de ambientes quentes, temperados e frios. A ave de origem galiforme pode ocupar vários habitats, por isso adaptou-se muito bem ao clima da região. Tem corpo robusto e pernas e asas curtas.

\\ ASPAS fechadas para Diário do Nordeste / Verdes Mares

Veja detalhes completos em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/criacao-de-faisoes-preserva-variedades-da-ave-exotica-1.14495

:::::::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Zezé.

Para a coleção zezediozoniana:

“Textos para quem ainda não resolveu comer insetos ou viver de luz”