QUAL O RUMOR??? Hora de saber dos neurônios dele
Quase ninguém gosta de falar dele.
Trazendo notícias dele: o intestino.
Primeiro, desmentindo a ‘Fake News’ de que alguém possa ter apenas 2 NEURÔNIOS.
ASPAS abertas para trechinho de um texto, com explicação da UNIMED/João Pessoa.
//
O intestino não precisa do cérebro para ‘tomar decisões’, ele possui um sistema nervoso autônomo, que permite funcionar “sozinho”, independente do Sistema Nervoso Central (SNC). O órgão é chamado de segundo cérebro por especialistas devido a ser constituído por, pelo menos, MEIO BILHÃO DE NEURÔNIOS. De fato, mais do que apenas processar a comida que ingerimos, o intestino saudável é a chave para o bem-estar geral do corpo.
“O intestino produz neurotransmissores, como mensageiros, que são importantes para o bem-estar do organismo e podem, inclusive, influenciar em distúrbios psiquiátricos”, explica a gastroenterologista Amanda Rosa Leal de Oliveira, médica cooperada da Unimed João Pessoa.
Segundo ela, o órgão é essencial para a integridade de todo o organismo, graças às várias funções que ele desempenha. Por isso, hábitos que o mantenha saudável consequentemente refletirão em todo o corpo. “Uma dessas funções é a produção do hormônio serotonina, também produzido no cérebro, que é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento”, conta.
\\ ASPAS fechadas. Veja mais em:
https://www.unimedjp.com.br/noticia/saiba-porque-o-intestino-e-considerado-o-segundo-cerebro-e-como-mante-lo-saudavel/11189
::::::::::::::::::::
Voltando e continuando aqui, o Zezé.
Devemos nos assustar com os barulhos que nosso intestino faz?
Vejamos o que diz a Medicina.
ASPAS:
//
Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois as paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Além disso, os barulhos também são comuns em caso de gases ou quando a pessoa está com fome, já que nesse caso, acontece a contração do intestino e do estômago, resultando nos barulhos.
No entanto, quando os barulhos são acompanhados por outros sintomas como dor e aumento do abdômen, febre, mal-estar geral, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre e perda de peso sem causa aparente, pode ser indicativo de infecção, inflamação ou obstrução intestinal.
(...)
1. Fome; 2. Excesso de gases; 3. Digestão de alimentos; 4. Infecções gastrointestinais; 5. Intolerância alimentar; 6. Síndrome do intestino irritável; 7. Colite ulcerativa; 8. Doença de Crohn; 9. Obstrução intestinal; 10. Doença celíaca; 11. Hérnia
Veja os detalhes em:
https://www.tuasaude.com/barulho-na-barriga/
::::::::::::::
Comentando aqui, o Zezé.
Da coleção zezediozoniana: “Ninguém tem apenas 2 neurônios”