Com CLARINETE, jovens perdiam fôlego pondo os lábios

Naquela igrejinha comunitária houve uma coleta de ofertas pedindo-se colaboração dos comerciantes dos bairros para compra de um piano (ou órgão), porque os jovens estavam se recusando a soprar o clarinete toda vez que o reverendo sorteava um deles para fazer o fundo musical dos sermões.

É que os jovens alegavam que o instrumento de sopro fazia lhes faltar o fôlego. O nome se pronuncia como se houvesse o chapeuzinho (^) no primeiro “e” da palavra.

Entenda sobre clarinete, com esse trechinho abaixo da autoria do blog HARMONIA PRODUÇÕES.

ASPAS abertas para o blog

// Basicamente, o clarinete é formado por um tubo cilíndrico, na maioria das vezes de madeira, e possui uma boquilha cônica de palheta simples. Também conta com chaves, ou seja, com hastes metálicas, e alcança registros graves, médios e agudos. Segundo historiadores, o instrumento clarinete foi inventado aproximadamente no ano de 1690 por um construtor de instrumentos de Nuremberg, na Alemanha, chamado Johan Denner. Ele estava tentando aperfeiçoar o chalumeau, bastante popular na França ao menos desde a Idade Média.

\\ ASPAS fechadas para o blog HARMONIA PRODUÇÕES

Confira a explicação completa, acessando o link:

https://harmoniaproducoes.blog.br/clarinete-conheca-a-origem-e-curiosidades-desse-instrumento-musical/

:::::::::::::::::

Da coleção zezediozoniana: “Os olhos leem o título e a imaginação sopra outro instrumento”