"Asterístico"

A professora desenha uma pequena estrela na lousa, na verdade um quadro branco, preenche todo o desenho com sua caneta hidrográfica preta e explica aos alunos que se trata de um asterisco. Depois pergunta “O que é um asterisco?” e ela mesma responde: “É um sinal gráfico de pontuação, que normalmente remete para uma informação ou explicação numa nota de rodapé nos livros.”

Em seguida mostra exemplos, exibe uma página ampliada de um livro onde ele aparecia e depois pede aos alunos que façam o desenho em seus cadernos e anotem o significado do sinal, que copiem tudo da lousa. Dá um tempo e na sequência sai pelas carteiras verificando se todos copiaram a lição. Para numa carteira:

Eugênio, o que é isso que você desenhou? Lembre-se que o asterisco, conforme expliquei, se parece com uma pequena estrela, enquanto o seu está parecido com uma grande aranha. Asterisco é pequeno e negro, não grande nem laranja e marrom.

Sim, professora, mas é porque o meu asterisco é mais do que um sinal gráfico, é um asterístico.

Isso não existe, asterístico, que muita gente fala e escreve errado. E agora tem gente que o desenha errado também, que é o seu caso. Desenhe certo e grave na memória, o certo é asterisco.

Isso eu já sei, mas o meu é asterisco com arte, um asterístico, ou seja, um asterisco artístico.

Artístico? Nem um pouco, garoto. No máximo é um, digamos, borrão aracnídeo, se me entende. Desenhe novamente, observando o asterisco lá da lousa, não invente nada, entendeu?

Entendi, professora, mas meu senso artístico foi profundamente abalado agora. Aposto que o professor de Picasso jamais diria algo parecido caso ele desenhasse alguma coisa fora da curva durante as aulas.

Pode ser, Eugênio. Picasso era um gênio e alguns professores percebem desde logo quais são seus alunos talentosos e quais são os medíocres. Por isso...

Ei, um momento! A senhora não me chamou de medíocre, chamou?

Não, de modo algum, chamei você de Eugênio.

Ah, bom...