Momento
- Dona Zuleica! Você viu que o tal pedido de impeachment do Lula já tem mais de 130 assinaturas?
- Vi.
- E não tá preocupada?
- Não, mesmo! São necessários 342 votos pra isso avançar na Câmara. Depois, mais 54 pra passar no Senado. E, depois, convencer o STF de que comparar o bandido do Netanyahu com o Hitler é razão para impedimento.
- Eu tenho medo. Até gente da base do governo assinou.
- Sim! E essa é a piada.
- Oi?
- Diz que os deputados que assinam um processo de impeachment não podem mais votar para sua aprovação. Sendo assim, esses malucos vão precisar de votos até do PT pra chegar nos 342.
- Anhé!?
- É!
- Ôxi! Que burrice!
- Não acho. Não podemos esquecer que esses canalhas sabem jogar pra plateia. Eu suspeito que, sabendo que esse processo de impeachment não tem a menor chance de evoluir, coletaram o máximo de assinaturas possível dentro da Câmara para animar a seita.
- Pra quê? Quando o gado souber disso, não vai achar que foi burrice, também?
- Já deve estar pronto o discurso de que a regra mudou depois, pra prejudicar a oposição, mais uma perseguição do governo e do judiciário e blá blá blá…
- Não sei, dona Zuleica! Não é muito teoria da conspiração, não?
- Será? Eu não me atrevo a subestimar a extrema direita e sua capacidade de fanatizar seus seguidores, com as mentiras mais deslavadas… Você vê… Daquele povo que foi à Paulista, quase 90% acreditam que as eleições foram fraudadas.
- Não é? Eu fico besta! Com todas essas notícias sobre o golpe, de como os militares não encontraram nada pra justificar as suspeitas…
- Eles defendem que também não encontraram nada para garantir que foram seguras. Você viu? O bananinha falando isso lá nos states?
- Vi, não.
- Ele deu uma entrevista lá. Falou um monte de balela e mentira.
- Falando em entrevista, e o Cid que vai dar depoimento de novo?
- Ele vai só dar mais alguns esclarecimentos sobre coisas que omitiu e que podem anular a delação premiada.
- E essa conversa que a defesa do coiso não está tendo acesso aos depoimentos?
- É conversa mole, Helena! Eles têm que ter acesso para elaboração da defesa ao final da fase de inquérito. Neste momento, é fundamental o sigilo, para evitar que as partes investigadas possam combinar versões ou eliminar provas.
- Se tem um lugar que eu não queria estar nunca na minha vida, é na defesa desse homem. Num dia, ele diz que só tinha petista infiltrado no 08 de janeiro. No outro, diz que são uns coitados, cidadãos de bem com a bíblia na mão e pede anistia pra eles. Uma hora, diz que nunca teve minuta de golpe. Dali a pouco, diz que a tal minuta é uma bobagem, talquei?
- Ele está desesperado. Sabe que a acusação tem muitas provas contra ele, que não dá pra ficar negando, então, fica tentando diminuir a importância delas. É o típico “não é nada disse que você está pensando, querido!”
- É. Outra coisa que eu não entendo, é o resultado dessa última pesquisa que saiu: a reprovação do Lula subiu, acham que a economia piorou!
- O momento influencia muito. Foi realizada no calor da declaração do Lula sobre Israel e, também, da manifestação do dia 25.
- Tendi. Tava aqui pensando… Se o momento influencia…
- Sim?
- E você tá aí, felizinha, de pancinha cheia depois do almoço maravilhoso que eu preparei com muito amor…
- Hum!
- Que tal me dar aquele aumento?
Texto publicado em minha coluna de hoje do Alô Brasília
https://alo.com.br/momento/
Imagem produzido com o auxílio do MS Power Point a partir de digital art gerada pela IA Dall-E