MINHAS HERANÇAS

JOEL MARINHO

Sabe aqueles dias que você amanhece com o espírito de rico? Pois é, assim sou eu todos os dias, mas para o meu azar depois do café tenho que acordar e é aí que o bicho pega, tenho que ir trabalhar, dois ônibus a pegar e o pior de tudo, ali entra todo tipo de gente vendendo algo ou pedindo alguma coisa.

Há o “crente” gritando glórias a Jesus e entregando panfleto, muitas vezes até mais pobre que a gente, mas os devoradores da fé precisam que cada dia aumente seu exército de “pedintes” nos ônibus para aumentar mais seus impérios com carros importados, mansões e até aviões particulares enquanto aquela “alma penada” vem me encher a paciência segunda feira de manhã cedo, até aí tudo bem, se tem quem dê o problema é de cada um, mas eu não mereço ouvir aquela ladainha quando eu só queria chegar em paz ao meu local de trabalho.

Tem os dos bombons e salgados, ao menos estão vendendo alguma coisa para levar sustento às suas famílias. Porém o que mais me deixa uma pilha de nervos são os que já entram com uma caixa de isopor em uma mão sem nada dentro e na outra um alvará de soltura, em uma das canelas o “wi-fi” de monitoramento da polícia e aquele papo mala de que já matou uns 50, foi preso por latrocínio e os cambaus de asa, no único intuito de intimidar as pessoas a darem dinheiro a eles, isso realmente me tira do sério.

E só para não expandir tanto meu momento de “tortura”, tem aqueles que “esqueceram” de tomar banho, a marca da baba ainda está desenhada no canto da boca e a peste da sovaqueira com aquele odor do cão, aí é para acabar de vez com a vida do pobre mesmo.

Na volta para casa são os mesmos problemas.

Assim é a vida todos os dias, eu acordo com o espírito de rico, porém depois do café eu desperto para a realidade.

O que vocês acham, eu largo mão desse espírito de rico ou deixo de tomar café?

Porque sinceramente, de ônibus eu não posso deixar de andar, eu nasci em família pobre e só herdei artrite, pressão alta, tendinite, diabetes e bursite.