A fofoca é “C[`OquEi”! – “culpadas” são elas duas

Quem na infância ou a vida toda já comeu aquele salgadinho industrializado bem CROCANTE... responda dizendo: “sim, eu já croquei...!!!”

A “culpa” da tentação dos famosos salgadinhos deixarem água na boca e sendo “impossível comer um só” vem principalmente de dois nomes por trás da fábrica ELMA CHIPS.

ASPAS abertas para a edição online da revista SUPERINTERESSANTE do dia 11 de maio de 2021

//

Quem é a Elma da Elma Chips?

A Elma não é uma. É duas.

Começou com as irmãs paranaenses Elfriede Wagner e Maria Unger, de uma família de imigrantes alemães que aportou no sul do país na década de 1950 e se estabeleceu em Curitiba.

“Elma” é a junção do “El” de Elfriede com o “Ma” de Maria. O primeiro salgadinho da dupla foi o Stiksy – os palitinhos crocantes cobertos com sal grosso, que vêm na embalagem verde. Eles foram vendidos primeiro de porta em porta, a partir de 1958, para ajudar nas contas da casa. Depois, na confeitaria Elma, fundada em 1962.

(...)

A “Elma Produtos Alimentícios” foi comprada pela PepsiCo em 1974. A empresa americana adquiriu também uma fabricante de salgadinhos de São Paulo, a American Potato Chips. Então a Pepsi fundiu as duas numa nova companha, a Elma Chips. E aí vieram o Baconzitos, ainda em 1974, e o Cheetos, em 1976.

Leia mais em: https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/quem-e-a-elma-da-elma-chips

\\ ASPAS fechadas para a edição online da revista SUPERINTERESSANTE do dia 11 de maio de 2021

:::::::::::

Voltando aqui, o Zezé.

É bom para a saúde? Não sei. Mas sei que o lugar de jejum com anorexia é na rede do SUS.

:::::::::::

Da coleção zezediozoniana: “Os olhos leem o título e a imaginação acha que é algo CHOCANTE (quando na verdade é CROCANTE).”