Pérolas pedagógicas
As pérolas a seguir são do “Professor” Ernani Maria Fiori (1914-1985) que prefaciou o livro “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.
“A objetividade dos objetos é constituída na intencionalidade da consciência, mas, paradoxalmente, esta atinge, no objetivado, o que ainda não se objetivou: o objetimável.”.
“É presença e distancia do mundo: a distancia é a condição da presença. Ao distanciar-se do mundo, constituindo-se na objetividade, surpreende-se, ela, em sua subjetividade.”.
“O diálogo fenomeniza e historiciza a essencial intersubjetividade humana; ele é relacional e; nele, ninguém tem iniciativa absoluta. Os dialogantes “admiram” um mesmo mundo; afastam-se dele e com ele coincidem; nele põem-se e opõem-se. Vimos que, assim, a consciência se existência e busca perfazer-se.”.
“Totalizando-se além de si mesma, nunca chega a totalizar-se inteiramente, pois sempre se transcende a si mesma. “.
*Esta frase revela o momento em que foi criada a totalização parcial e descobriu-se que ela pode ser maior do que a totalização total, que por sua vez, na pedagogia do oprimido, nunca é inteiramente total..
Ambos os dois, "Professor" e Paulo Freire, conjuntamente em momentos diferentes tiveram contato com o monolito preto que aparece no filme “2001 – Uma odisseia no espaço”.