Conselho de Amigo
- Aff! O grupo lá da igreja tá na maior alegria porque o tal Milei ganhou.
- Tem muito bolsonarista, né?
- Sim! Foi dureza na época das eleições. Quase saí várias vezes.
- É! Difícil aturar tanta truculência e fake news.
- Mas, neste caso, não é mentira…
- Mais ou menos. Não é mentira que o bolsohermano ganhou…
- Não.
- Mas, foi muito mais apesar do coiso do que graças a ele.
- Você acha? Eles não foram pra lá fazer campanha?
- Sim! E quando isso aconteceu o Milei caiu nas pesquisas. Os argentinos sabem o que aconteceu aqui na pandemia.
- Ah!
- De qualquer modo, é preocupante. Mais um país sob o poder da extrema direita e ainda é bem provável que o Trump se reeleja lá nos States…
- Eles que se entendam lá com seus malucos. Pelo menos, aqui, nos livramos disso.
- Não é tão simples, Helena! Lula também não está conseguindo fazer um grande governo. Emparedado pelo centrão e atacado pela imprensa e pelo gabinete do ódio…
- Uai!? Não acabou?
- Perdeu força sem os aportes do Planalto, mas ainda tem as verbas de gabinete dos parlamentares ligados ao bolsonarismo.
- E pode usar esse dinheiro pra isso?
- Lançam como custos de comunicação…
- Gente! E porque os da esquerda não fazem o mesmo?
- A esquerda não sabe fazer isso. É uma comunicação engessada, protocolar, acadêmica e desinteressante. É muito mais honesta, mas pouco atraente.
- Tendi…
- Pois é. E se os países com quem nos relacionamos se colocam como adversários ideológicos, pode dificultar ainda mais o sucesso deste terceiro mandato. - Ai! Tomara que não.
- Mas eu vi também alguns memes bem engraçados criticando a vitória do El Loco.
- É? Conta!
- Sim! Tinha um dizendo que os argentinos rivalizam tanto conosco que querem superar até a nossa maior burrice.
- Boa!
- Tem um outro dizendo que o Milei vai combater o comunismo vendendo estatais e que a China, que eles dizem ser comunista, vai comprar todas elas.
- E compensa?
- Claro! Negócio da China comprar estatais a preço de banana desses governos liberais e explorar o povo oferecendo serviços essenciais e, quase sempre, sem concorrência. Lembra das refinarias do nordeste, vendidas para os árabes? Os estados atendidos por elas não baixaram o preço do combustível como aconteceu no resto do país.
- Coitados! Se a economia já ia mal...
- Sim! Tem mais um agravante: lá existem muito mais programas assistenciais que aqui e é o que está mantendo a pobreza sob controle. Mas, como todo anacocapitalista, ele prometeu acabar com isso, reduzindo o tamanho do estado.
- Gente! E o povo ainda votou nele!?
- Pois é. Desespero. As coisas foram mal nos governos de direita e nos de esquerda que se sucederam desde o século passado. Resolveram apostar no diferente.
- É… Lembro que você falou. Foi igual aqui. Estavam tão cansados de gripe, que escolheram um câncer.
- Exato. E por falar em piada…
- Isso é piada?
- Meio mórbida, mas é.
- Não achei muita graça, não.
- Mas, desta, você vai achar. Lembra que falei que ele se aconselha com o cachorro morto?
- Lembro.
- Pois é. Parece que o cachorro já definiu o novo plano de governo.
- E qual é?
- Cheirar o rabo de todo mundo.
Texto publicado na minha coluna de ontem do Alô Brasília
https://alo.com.br/conselho-de-amigo/
Imagem gerada pela IA Dall-E