Juicio para los Hermanos

 

– Que alegria, ver os brasileiros resgatados de Gaza!

– Ai, nem me fala! Me acabei de chorar com o vídeo do Lula no desembarque deles.

– Não vi… Chorou por quê?

– Emocionante, ver a alegria deles… Teve um que abraçou um monte de crianças, fazendo festa por estarem a salvo. Também é difícil imaginar a angústia de quem deixou familiares pra trás, seja por opção ou porque estão em outras listas para liberação, dependendo do Netanyahu mais uma vez…

– Aff! Tem isso, é?

– Pois é. Infelizmente, parece que ainda há mais de 50 brasileiros ou familiares à espera.

– Pede pro Biroliro ir falar com o embaixador de novo.

– Né? Cara de pau desse sujeito, querendo colher os louros desse resgate! Gostei da resposta do Mauro Vieira: “não falo com embaixador, falo com o chefe dele”…

– Arrasou!

– Mas, melhor foi o próprio embaixador dizendo que o coiso não foi convidado.

– Gente! Sério?

– Pois é. Até tentaram argumentar que era mentira, porque havia a plaquinha com o nome dele, mas isso é tão fácil de produzir. Basta uma impressora.

– É mesmo, né? E por falar em penetra, que história é essa que o Dino recebeu a mulher de um chefe do Comando Vermelho?

– Não foi o Dino e, em princípio, não foi nada ilegal. Ela responde a alguns processos, mas em liberdade. Então, não há nenhum impedimento para que circule por repartições públicas em Brasília e até se encontre com autoridades. Mas, considerando que os bolsominions estão doidos para ligar o governo ao PCC, foi uma grande pisada na bola e deve dificultar ainda mais a indicação do Dino ao STF, além de enfraquecer sua posição à frente do Ministério.

– Que chato!

– Pois é. O governo tem que ficar muito esperto para evitar esse tipo de coisa. Fora os indicados do centrão que têm que ser vigiados de perto.

– Tem um ministro lá que é meio enrolado, né? Um que gosta de cavalos…

– Tem. Já era pra ter saído há muito tempo, mas é difícil governar sem o apoio do partido dele…

– Eu tenho medo. Lula tem que fazer um bom governo!

– Sim! Ou corre o risco de, em 2026 elegermos algum Milei daqui.

– Oi?

– O candidato de extrema direita, na Argentina.

– Não tô sabendo.

– É um despreparado total. Não dá para entender como uma população politizada como a de nossos hermanos pode embarcar nessa, principalmente, se considerarmos que essa coisa truculenta de armas e militarismo não tem o menor efeito lá, e nem o pânico moral que arrebanhou os eleitores do bozo aqui. Se o governo estivesse indo bem na economia, certamente ele seria só uma piada.

– E ganhou as eleições?

– Ainda, não. O segundo turno é neste final de semana e ele está concorrendo com o Ministro da Economia do governo atual.

– Ôxi! Mas se a economia vai mal, porque não indicaram outra pessoa?

– Havia outros candidatos, mas ele era o que reunia mais apoios na centro esquerda.

– Acho que o tal Milei deve ganhar, então.

– De acordo com as pesquisas, os dois estão se alternando à frente. Houve, porém, um debate no final de semana que foi bem desastroso para ele. Ele tem umas ideias bem controversas, quer dolarizar a economia, quer acabar com o Banco Central e romper com o Brasil e com a China.

– Com o Brasil? Por quê?

– Diz que somos comunistas.

– Sério!?

– É o discurso dele. Mas Brasil e China são os principais parceiros econômicos da Argentina. Seria um desastre pro país.

– Então vai perder. Ninguém deve acreditar nisso.

– Infelizmente muita gente acredita, principalmente os mais jovens que se deixam seduzir por esse discurso radical.

– Então, vai ganhar?

– Ele foi muito mal no debate, incapaz de defender suas ideias…

– Hum! Vai perder…

– Difícil dizer… Muitos argentinos estão agindo como os brasileiros em 2018, cansados do que está aí, querendo apostar no que parece uma novidade. Lembra? “Cansei de ficar gripado, acho que agora, quero experimentar um câncer”.

– Credo!! Mas, ele é tão ruim quanto o bolsocoiso?

– Acho que é pior. Ele é meio lunático, diz que se aconselha com seu cachorro morto e que o cachorro é a reencarnação de um leão que ele poupou da morte quando foi um gladiador em outra vida… Mandou clonar o cachorro quando ele morreu. Teve uma entrevista em que começou a se queixar de vozes no estúdio e, depois, mostraram que não havia ninguém lá…

– Gente!

– Ah! E também já começou a levantar suspeitas de fraude nas eleições.

– Eita! Tomara que ganhe, então! Os eleitores daqui rezaram pra pneu, se agarraram em caminhão, gritaram por socorro em porta de quartel e fizeram código morse pra ET, imagina o que farão os de lá, se ele perder!?


Texto publicado em minha coluna de hoje no jornal Alô Brasília:
https://alo.com.br/juicio-para-los-hermanos/

Imagem gerada pela IA Dall-E