Inteligência animal

Ô cumpadre, ocê qui é istudado, que sabe iscrevê e até leu a cartilha na escola, me diga lá o que vem a sê essa tar de inteligência artificiar que tá todo mundo falando nela.

“É verdade, cumpadre. Tá tudo mundo falando nela. Tem gente falando que é coisa boa, mais tem gente falando que coisa boa não deve di sê.”

É mesmo? Tem arguma coisa a vê com o capeta?

“Não, não é coisa de religião. É coisa da ciência, da inteligência, dos computador. Vai fazê coisas que os home não é capaiz de fazê ou que leva muito tempo.”

Então vai tirá o emprego de argum trabaiador, não? Se não é coisa do capeta, é coisa ruim, né não?”

“Pode sê, mais as pessoa tão falando que mais vai fazê bem do que mar. Por exemplo, flor artificiar não é bonita que nem flor natural, mais dura mais. Muito bom pra botar no cimitério, enfeitar túmulo dos parente, só troca nos Finado do ano seguinte. As veis, dura até treis Finado, se ninguém roubá...”

É verdade... Mais falando em fror onde é que entra a inteligência nesse caso? Purquê fror artificiar eu conheço faiz tempo. È feita mais com prástico do que com inteligência.

“Verdade, cumpadre. Esse negócio de inteligência é cumpricado mesmo. Não é só artificiar, tem inteligência emocionar, tem inteligência animar, enfim é muita coisa pra ser estudada, os cientista quebra a cabeça pra entendê tudo.”

Sabe duma coisa, cumpadre, é muita inteligência pro meu gosto e eu vô mimbora agora pra cuidá dos meus burrinho, que tá na hora deles comê.

“Cumpadre comprô animar novo? Também tem burrinho agora, mais cabra e cabrito que já tinha antes?”

Não, não, tô falando dos meus fio, tá na hora da janta deles. A mãe foi visitá minha sogra e eu tô cuidando dos bichinho, mais é só por uma sumana. É tudo fio naturar, feito por mim mesmo e minha muié, como o cumpadre sabe.

“Craro, craro, fazê fio naturar aposto que essa tar de inteligência artificiar num consegue de jeito manêra. Imbora já teve cientista que feiz cronagem de uma oveia, faiz tempo. A Dolly lembra?”

Ah, lembro, craro, mais deu errado purquê inveis de dá leite a bichinha só dava guaraná, num é?

“É, essa mesma, cumpadre, mais acho qui aqui num se pode dizê a marca..."

Pode não, cumpadre.