O Mágico e o Resmungão

Era um domingo de sol, lá pelas 16:30, quando acontecia um festival no teatro da praça central da cidade. Um teatro não muito grande, típico de cidade do interior. No palco um mágico que se nomeava de Pablo Fallantes se apresentava para umas vinte ou trinta pessoas na plateia. Pablo Fallantes fazia alguns números bem batidos: tirava cartas da boca, puxava lenços da manga do fraque etc. O que eles estavam curiosos para ver mesmo era a hipinose prometida por Pablo Fallantes.

Depois desses números medíocres, Pablo, falando um portunhol digno de Vanderlei Luxemburgo quando treinava o Real Madrid, anuncia o início do truque de hipnose:

– Ahora, yo voy hacer algo que vai deixar seus cabelitos en pé! Mas para isso, yo voy precisar de uno voluntário de la platea. Deha-me ver. Que tal usted?

Pablo Fallantes aponta para um homem de meia idade, sentado no meio da plateia. Um senhor vestindo uma camisa listrada com suspensórios, calvo com cabelos aparados apenas dos lados da cabeça e um bigode grisalho bem volumoso . Seus braços cruzados e a expressão em sua face diziam que ele não queria estar lá naquele momento. Ele até tentou negar, mas sua filha, que estava logo a seu lado, usou o argumento do "vai ser legal" para convencê-lo a ir ao palco. O homem sobe ao palco em meio a alguns aplausos tímidos, se senta na cadeira posta por Pablo Fallantes no centro do palco, cruza os braços e volta com a mesma expressão que estava na plateia. Pablo começa a falar com ele:

– Mucho bueno, senhor, como és tu nombre?

– Osvaldo – respondeu bufando e com os olhos revirados pra cima.

– Osvaldo, nós nos conocemos de otro lugar?

– Se a gente se conhecesse, você não falaria desse jeito.

– Ora, ora! Uno hombre con uno senso de humor apurado! Porién, yo voy hipinotiza-lo!

– "Porién"? Por que você não fala em português mesmo?

– Ah, és que yo soy de una cidadecita mucho pequenenita pierto de la frontera con Brasil, Tan pierto que nuessos idiomas se misturan.

– "Nuessos"? "Cidadecita"? Sua cidade faz fronteira com qual? Com o Rio de Janeiro? Olha o tanto de vogal que você enfia nas palavras!

Pablo Fallantes olha para Osvaldo com cara de poucos amigos. Enquanto isso, na plateia, a filha de Osvaldo fica tentando esconder seu rosto com a mão por causa da vergonha alheia que seu pai provoca no palco. Mas, para Pablo, o show tem que continuar.

– OK! Chega de conversita! Vamos ao que interessa! Deha-me perguntar? O senhor gosta de cebollas?

– Não!

– E se yo dissiesse que yo consigo hacer usted comer una cebolla intera como a una maçã?

– Você hipinotiza pessoas pra fazer elas comerem cebola? Você trabalha pra alguma pizzaria?

– Ah, olla só! Mas una piadita!

– Além disso, maçã em espanhol é manzana, tá? Só pra você falar mais certo das próximas vezes.

– Eu já falei que eu sô de outro lugar, véio... – Pablo logo percebe o ato falho e retoma – Digo... Mucho bueno! Ahora yo voy hacer usted dormir!

Pablo vai até o pé do ouvido de Osvaldo e começa a sussurrar algo enquanto faz gestos com sua mão na frente dos olhos dele. Por incrível que pareça, Osvaldo pega no sono e dorme de forma rápida. A plateia faz um "ooooh" e Pablo se vira para ela de queixo erguido.

– Perfecto! Como poden ver, este senhor de mucho sienso de humor está dormindo en la cadera. Pode entrar aca, assistiente!

O contra regra entra no palco com uma cebola descascada na mão. Pablo pega a cebola e mostra para a plateia. Após mostrar a cebola, ele vai até Oswaldo, que está dormindo, segura a cebola perto de seu rosto e sussurra algo em seu ouvido. Oswaldo abre os olhos, olha para a cebola e para Pablo, porém, ao invés de pegar a cebola, Oswaldo encolhe os braços em forma de asas e começa a imitar uma galinha.

A plateia ri da situação por causa da vergonha que Oswaldo estava passando, já que ele se apresentava como uma pessoa difícil de lidar. A filha de Oswaldo já estava achando aquilo errado e não viu graça na situação. A reação de Pablo foi de ficar pasmo com a situação, o truque tinha dado muito errado. Ele se vira para a plateia e ainda tenta disfarçar a situação.

– É... Como puedem ver, Oswaldo piensa que és una galinha... É... Muy engraçado! Ahora deixa yo hablar las cosas ciertas para ele.

Pablo tenta sussurrar no ouvido de Oswaldo mais uma vez, mas Oswaldo fica virando a cabeça como uma galinha, impedindo que Pablo chegue perto de seu ouvido. Então, Pablo tenta pegar a cabeça de Oswaldo, mas Oswaldo dá um pulo da cadeira imitando um vôo de galinha e deixa Pablo para trás. Pablo chama o contra regra para ajudar a segurar Oswaldo, mas Oswaldo fica correndo pelo palco e vai em direção às coxias. Pablo, perplexo com o ocorrido, olha para a plateia gargalhando. Ele então diz que vai fazer uma pausa e manda fechar as cortinas.

A filha de Oswaldo fica preocupada com a situação, não parecia ser brincadeira. Então ela corre em direção ao palco. Ela passa pelas cortinas, vai em direção às coxias e ouve a conversa entre Pablo e o contra regra:

– Caramba, não satisfeito em fazer o cara pensar que é uma galinha, você deu superpoderes de galinha pra ele também?

– "Superpoderes de galinha"? Para de falar besteira e me ajuda a segurar esse velho!

– E como você explica um velho barrigudo desses dando esses pulos? O cara usa suspensório, a vida dele deve ser toda no sofá.

– Parem de falar assim do meu pai! – Gritou a filha de Oswaldo interrompendo a conversa.

Pablo e o contra regra se assustam com o grito da moça.

– Ah, usted deve ser lá filha de Oswaldo! No se preocupe que estas tudo mucho...

– Ah, para com essa palhaçada que eu já vi você falando em português! O que você fez com o meu pai?

Pablo percebe que precisa sair do personagem quando Isabela, sua produtora, entra com cara de poucos amigos.

– José Paulo, o que tá acontecendo aqui?

– José Paulo? – Perguntou a moça, com um tom irônico.

– Tá bom, tá bom! Deixa eu tentar explicar! Como é seu nome, menina?

– Nicole.

– O que provavelmente aconteceu é que seu pai deve ter colaborado com o procedimento. A pessoa tem que estar com a mente disposta, mas ele, pelo visto não tava muito afim. Eu sei como fazer ele voltar, mas eu preciso dar um jeito de segurar ele.

– Então é melhor você dar um jeito de segurar ele, senão você vai voltar a ser garçom, ouviu bem, José Paulo? – Disse Isabela apontando o dedo na cara de José Paulo.

– Vocês vão ficar só papeando aí? Eu não vou conseguir segurar o "Galinha Man" sozinho! – Disse o contra regra.

– Já sei! – Exclamou Nicole – Ele pensa que é uma galinha, mas ainda é meu pai.

Nicole puxa o celular do bolso, aponta para si e começa a falar:

– Muito bem, estou começando aqui a minha live de NPC!

Oswaldo, após ouvir aquilo, vira a cabeça em direção a Nicole com cara de espanto. Ele vai em direção a ela andando como uma galinha e começa a cacarejar em um tom muito alto e agitar os braços dobrados em forma de asas, dando a entender que estivesse dando uma bronca em sua filha. José Paulo entende o plano de Nicole e aproveita que o olhar de Oswaldo está fixo em direção à sua filha para colocar sua mão na frente dos olhos de Oswaldo.

Oswaldo volta a adormecer e José Paulo o agarra para que ele não caia. José Paulo, então, começa a sussurrar no ouvido de Oswaldo. Oswaldo desperta sem lembrar de muita coisa. E todos ficam aliviados.

Após tudo ter passado, José Paulo volta a seu personagem, Pablo Fallantes, para encerrar a apresentação, porém todo mundo já havia ido embora da plateia. No palco estava Isabela, sua produtora, que começa a falar com ele de modo intimidador:

– Olha aqui, José Paulo, você não sabe escolher pessoas da plateia não? O homem, nitidamente, não queria nem estar na apresentação! Por que você não escolheu outro? Tava vendo que o cara não queria saber de ajudar? Mandasse ele voltar pro lugar dele! Era bem melhor do que tudo isso o que aconteceu. Sabe o que vai acontecer com você se isso acontecer de novo?

Acuado com tantas perguntas, José Paulo pensa no único jeito de fugir dessa situação:

– Có-có! Có-có-có! Có-có!

E sai correndo, batendo os braços.