VIOLÊNCIA VS ARTE

Depois de mais uma noitada, trôpego como de costume, atravessava o conhecido artista “Rô” (codinome) a deserta praça da Igreja de São Francisco, na não muito pacata cidade de Sobral/CE.

Cantarolava Rô, seus clássicos tais como: - “Viveeer e não ter a vergonha de ser feliiiz”... quando, foi abordado abruptamente por um grupo, cujo semblante dos mesmos, segundo o relato do artista, já revelava suas intenções. E em confirmação a isso, os rapazes logo anunciaram: - É um assalto viadinho! - O chamaram assim julgando que o mesmo fosse gay, claro. Nisso, imediatamente, um deles logo lhe agarrou a sua boina colorida, enquanto outro se apressou em segurar também sua bolsa transversal de crochê, enquanto um terceiro já tratava de tirar-lhe as suas nada discretas sandálias pantufas.

O fato é que os larápios, já estavam quase conseguindo seus intentos sem muita resistência, quando naquele puxa daqui, empurra dali o ainda (SEMPRE) rebelde artista, consegue se desvencilhar e, abrindo os braços... ele declama com voz altiva e impostada! – PAREM! PAREM! (...) ME LIBERTEM! ME LIBERTEM! ME LIBERTEM QUE EU SOU UNIVERSSAAALLL...

A gangue de ladrões ficou mesmo alí estática por alguns instantes, como se refletissem sobre a circunstância. Mas após isso, se entreolharam por frações de segundos, e depois passaram a dar prosseguimento ao crime, espancando o arauto da liberdade e levando os seus pertences tão desejados, além de seu dinheiro, e (comentam), suas roupas. Mas nada que o impedisse de chegar a sua casa, como sempre, são e salvo. Graças ao bom, velho e sem vergonha Deus Dionísio!

Já na manhã seguinte, recuperado, seguia Rô para o seu trabalho quando ouviu ao longe vozes que vinham de uma pequena e pobre vila periférica. Vozes essas que lhe pareceram familiares naquele momento:

- Ei, negrada! Olha lá… “o universal” de ontem! Êi! Universaaal! E, seguiram lhe fazendo um coro: – Ú, é o universaaal! Ú é o universaaal!

Rô, então lhes acenado com um beijo, respondeu-lhes: - Ééé...Vocês são lindos!

- Viveeer e não ter a vergonha de ser feliiiz!!!

Franck Terranova
Enviado por Franck Terranova em 10/07/2023
Reeditado em 10/07/2023
Código do texto: T7833729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.