Pecunia non olet

Três líderes religiosos - evangélico, católico e judeu - reuniram-se para um debate teológico... As discussões foram longas e acaloradas, naquela mais proverbial abstração possível. Todos tinham as mais absoluta certeza de como suas crenças próprias se sobrepunham e até mesmo ignoravam as alheias.

Mas o ponto de convergência surgiu quando passaram a discutir o trato dado ao dízimo arrecadado. O pastor contou que numa bacia avantajada levava todo o dinheiro para um quarto escuro, onde havia já traçado um círculo de giz, e ali, jogava toda a grana para o alto, bem alto, e ao cair, todo o dinheiro que se achasse no interior do círculo era do Senhor...e o de fora, caberia ao bom e fiel pastor para a manutenção própria e de sua grei.... o padre, por sua vez, disse que fazia procedimento semelhante, diferindo apenas que seu desenho no piso era de uma única linha e que tudo o que caísse à direita, ao Pai caberia, e à esquerda, seu seria...

O rabino por sua vez, sendo o último dos três, e sempre apelando à sensatez, disse que fazia como ambos, sinalizando porém, que linha nenhuma traçava e que da mesma forma todo o dinheiro para o alto jogava e que lhe sobrava somente aquele que no alto, o Altíssimo para si não pegava...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 29/06/2023
Código do texto: T7824933
Classificação de conteúdo: seguro