Os Compadres

Dois compadres saem à procura de emprego e chegam em uma fazenda.

O fazendeiro lhes mostra um pedaço de mata fala:

- Vocês podem fazer o que quiserem daquela mata por um período de 05 anos. Tudo o que eu quero é a terra limpa no final deste período.

Sem pestanejar os dois toparam. Cortaram a mata, venderam a madeira, dividiram a terra e iniciaram plantação, um plantou bananas e o outro abacaxi.

No segundo ano ali, já tinham ganhado bastante dinheiro e um deles falou:

- Você não acha que o nosso patrão foi muito generoso com a gente?

- Vamos falar com ele, para saber se ele não quer algum presente.

O outro concordou e foram.

E o fazendeiro foi taxativo: - Eu fui claro quando falei que de vocês eu quero apenas a terra limpa no final do período combinado e é só isso!!!

Voltaram para suas terras, um tanto quanto contrariados.

No terceiro ano, já haviam ganhado mais dinheiro com a venda das frutas.

Inconformado e, de posse um enorme cacho de bananas nanicas um deles falou:

- Vou levar esse cacho de bananas ao nosso patrão, ele merece...

E o outro resolveu fazer o mesmo, saindo para apanhar abacaxis.

O da banana, chegando primeiro na fazenda, foi recebido pelo fazendeiro que, bastante irritado, chamou um de seus capatazes e mandou que ele arriasse as calças do caboclo e enfiasse as bananas no seu “fiofó”.

Lá pela terceira banana, o caboclo desandou a rir que não parava mais, foi quando o fazendeiro estranhando a sua atitude falou:

- No seu lugar qualquer um deveria estar chorando e pedindo socorro e, no entanto o senhor dá risadas. O que está acontecendo?

E ele: - Coitado do meu compadre, vem trazendo um saco de abacaxis!!!