Ecos da Grécia antiga
Mesmo acreditando que um homem chamado Homero tenha existido de fato, especialistas em cultura grega consideram que os dois poemas épicos a ele atribuídos, Ilíada, que é sobre o final da guerra de Troia, tendo Aquiles como protagonista, e Odisseia, que trata do retorno de Ulisses a Ítaca depois dessa mesma guerra, foram obras de mais de um homem, não apenas de um único autor, mas até mesmo de múltiplos autores.
Além do que, eles lembram, e é sempre bom destacar, que Homero (ou Homeros, na hipótese de ele ser mais de um autor, conforme a maioria daqueles especialistas aceita) não era um historiador, mas um aedo, um poeta cantor. E que tenha vivido cerca de quatro séculos após os acontecimentos que narra em suas obras, muito tempo depois, portanto. Tradicionalmente os aedos recitavam suas narrativas acompanhados de uma lira. Mas havia também os rapsodos, que narravam histórias dos antepassados.
Não se tem notícia, entretanto, de que aedos e rapsodos formassem duplas para suas apresentações públicas assim do tipo Homero e Hudson, ou coisa parecida. Façamos então de conta que o outro sujeito, esse tal de Hudson grego que ajudaria Homero a escrever os poemas, ou a decorá-los e depois dizê-los em público, ou ambas as coisas, fosse tão genioso como ele (ou genial, depende) e que se chamasse HD. O que nos remeteria para disco rígido (hard disk, em inglês), que também pode ser memória externa, pois certamente Homero, doravante HM, precisava de muita memória para guardar poemas tão longos e complicados. Pode ser que de vez em quando HM e HD conversassem assim:
HM: “Ui, ui, ui, ai, ai, ai...”
HD: “Que foi, Homero?”
HM: “Tá doendo muito meu calcanhar de aquiles.”
HD: “Impossível! Ainda nem iniciamos a Ilíada e além disso quem vai levar a flechada fatal no calcanhar de aquiles será Aquiles, não você.”
HM: "Isso não tem nada a ver...”
HD: "Não mesmo, tem certeza?"
HM: "Claro que tenho. Tem a ver com outra coisa, com essas malditas sandálias novas que estou usando.”
HD: “Não tinha notado, comprou o tamanho certo dessas malditas sandálias?”
HM: “Claro que sim; comprei o tamanho certo, mas o couro pode ter encolhido agora que as coloquei nos pés. Malditas sandálias!"
HD: "É, pode ser, mas não precisava fazer de sua dor uma epopeia: volte a colocar suas malditas sandálias antigas, então."
HM: "Um momento: quem falou em epopeia? Você, porque eu estou pensando em fazer uma Ulisseia, melhor dizendo, vou fazer não apenas a Ilíada, também a Odisseia."
HD “Quem diz um momento agora sou eu: vou ou vamos?
HM: “Tá bom, tá bom, vamos fazer...”
HD: “Então tá certo, poetinha.”
HM: “E não me chame de poetinha.”
HD: “Tá bom, aedo azedo.”
HM: “Aedo azedo? Rima pobre é mesmo sua especialidade, não? Daí que você jamais será famoso como eu.”
HD: “E eu lá estou preocupado com fama, posteridade? Você está, eu não. Nem precisa colocar meu nome nas nossas futuras obras, mas eu vou querer um belo adiantamento desde já, OK?”
HM: “Usurário!”
(...)
Neste 25/04/2023, muito distante daqueles tempos homéricos, um HD externo está custando, na loja virtual da Amazon, muito mais do que uma Caixa Homero, contendo os dois livros, Ilíada e Odisseia. Temos então que HM ficou mais conhecido por suas obras, enquanto HD está mais valorizado por conta de sua memória, do tamanho dela. E ainda que uma coisa não tenha nada a ver com outra, no fundo é tudo comércio eletrônico mesmo...