A Eleição no Fazendão (Uma historinha pra boi dormir)

A eleição no Fazendão foi animada. A disputa final ficou entre o líder da tropa de burros e o líder do rebanho de gados. Bem que alguns outros animais tentaram emplacar um candidato, mas não colou.

A disputa final foi muito polarizada, e entre chifradas e coices, o líder dos burros acabou ganhando. Pelo menos foi o que a comissão de animais, designada para organizar e promover o pleito, resolveu.

Havia muitas suspeitas de fraudes e parcialidade de parte da comissão que era constituída entre porcos, galinhas, urubus, ratos do campo, dentre outros.

O gado estava inconformado, já que a comissão proibiu não só que se investigassem as fraudes, mas até mesmo que se duvidassem dos resultados finais.

Um grupo de gado, mais inconformado, se reuniu na entrada do curral dos touros, pedindo que fizessem alguma coisa. Foi em vão os touros pareciam muito mansos, e segundo as más línguas, alguns tinham sido castrados.

O líder dos burros teve uma ideia brilhante para acabar com aquela concentração de gado na frente ao curral dos touros: vestiram alguns burros mais brigões de gado, que por sua vez, insuflaram alguns bois e vacas mais nervosos e menos inteligentes e, juntos, promoveram um ataque na sede do fazendão. Quebraram muita coisa, ao que parece com a omissão e até facilitação dos touros mansos e cães encarregados da segurança da sede.

O gado que já estava de saco cheio dos desmandos da comissão e dos líderes do fazendão, seguiu cegamente os arruaceiros infiltrados, sendo que a maioria não participou da quebradeira.

No dia seguinte, a mando da tal comissão, um grupo de touros e cães foi até a frente do curral dos touros, cercaram e prenderam um grupo de bois, vacas e bezerros, que ali estavam, sendo que muitos nem participaram das ações de depredação e manifestações do dia anterior.

Havia um clamor entre os animais moradores do fazendão para que se formasse uma comissão de investigação, para se dar nomes aos bois e as vacas, para que, quem realmente tivesse participado da quebradeira, fosse separado de quem apenas se manifestou, já que pelas regras isto era permitido.

Os líderes do fazendão, em princípio eram contra a tal investigação, mas com o aparecimento de algumas provas de que o touro manso, chefe da segurança da sede teria facilitado a invasão e depredação, e já que a investigação se tornara inevitável, mudaram de ideia.

A coisa estava neste é pé. A população de animais do fazendão estava esperando ansiosa pelo início dos trabalhos, que começariam na próxima semana, a conferir.

João Drummond
Enviado por João Drummond em 22/04/2023
Código do texto: T7770056
Classificação de conteúdo: seguro