OS "MELANCIAS" DAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO APAVORADAS!!! *TODES???

Exército decide acabar com mensagem de aniversário do golpe militar

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, já decidiu que neste ano não haverá a leitura da Ordem do Dia alusiva ao dia 31 de março, aniversário do golpe militar no Brasil.

A decisão de não divulgar uma mensagem pela data, segundo fontes da caserna, se deve a uma interpretação do comandante de que "o normal era não existir".

Escolhido para substituir o general Júlio César Arruda, demitido pelo presidente Lula depois de 20 dias no cargo, o novo comandante tem dito aos seus subordinados que o momento é de "retomada da confiança" e busca de pacificação. A decisão, portanto, seria um aceno ao governo do petista

"Infelizmente" Lula foi eleito. À cúpula do Exército, o comandante tentou minimizar o áudio vazado e revelado nesta semana pelo podcast Roteirices, em que ele fala que "infelizmente" o presidente Lula foi eleito.

Segundo apurou a coluna, Tomás Paiva reiterou que a ideia principal de sua mensagem era reforçar a aceitação do resultado eleitoral e tentar afastar os militares da política.

O comandante costuma dizer, em conversas reservadas, que não é segredo que a maioria dos militares votou em Bolsonaro, mas reforça que o momento é de pacificação das relações.

Aceno a Moraes. Nos bastidores, o comandante fez chegar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federa), , que não haveria resistência na cúpula do Exército a respeito das investigações de militares envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro

Ordem do Dia deixou de ser lida no governo FHC Após o fim da ditadura (1964-1985), a mensagem continuou a ser lida em quartéis e divulgada à sociedade. Em 1995, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a Ordem do Dia deixou de ser lida.

Nos primeiros governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010), nos arquivos do Exército, de acordo com o Centro de Comunicação Social, só foram localizadas Ordens do Dia publicadas em 2004, 2005 e 2006. Nos outros anos, não houve essa divulgação.

Também não houve a leitura da mensagem no período da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que tinha uma relação conturbada com os militares, já que como militante na época da ditadura, ela sofreu com torturas.

Mesmo sob o ex-presidente Michel Temer (MDB), que tinha uma boa relação com a caserna, não há registros de leitura da Ordem do Dia.

A mensagem de aniversário do golpe, porém, havia sido retomada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já no seu primeiro ano de governo, em 2019. Na época, o então porta-voz do Bolsonaro, general Otávio do Rêgo Barros, afirmou que o presidente tinha determinado "ao Ministério da Defesa que faça as comemorações devidas com relação ao 31 de março,incluindo a ordem do dia, patrocinada pelo Ministério da Defesa, que já foi aprovada pelo nosso presidente".

Fontes da caserna tentam justificar a retomada da Ordem do Dia de 31 de março por Bolsonaro. Eles alegam que ela voltou por ordem do então "Chefe Supremo das Forças Armadas", mas admitem que representava o ideário político daquele governo, que sempre exaltou a época da ditadura.

Nota do divulgador:- Nada como um dia após o outro... e até 31 de Março teremos muitas novidades até mesmo uma CPI da Manifestação do dia 08 de Janeiro de 2022, para avaliar quem realmente são os terroristas que tem até advogado de 500 mil reais para defender quem quebrou o relógio presente a D. João VI????

Ivan o terrivel e Carla Araújo Colunista do UOL
Enviado por Ivan o terrivel em 06/03/2023
Código do texto: T7733723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.