INDIRETAS DIVINAS

Texto Fael Velloso

 

(JUDAS Começa de braços cruzados, com uma das mãos com um copo vagabundo de vinho, e em silêncio, visivelmente irritado por uns segundos...)

 

- Ebenézer, fala a verdade, tu tava lá... Tu num achou que aquela porra num foi indireta pra mim não, Ebenézer? Papo sério!... Esquece que tu fez voto, que já andou pra cima e pra baixo com a galerota dele...Tu corre o risco de nem tá no livro que eles estão fazendo! Te chamaram pra dar depoimento? Então pronto, então dá o papo! Tu num achou não? (irritado)...Ah, para!.. (trincando os dentes) Dá vontade de socar tua cara, mano!(respira fundo) TU viu, cara!...Na moral... Foi indireta! Foooi, mano! Tô falando!

 

- O cara disse “Um de vocês vais me traíres...” todo cheio de lesco-lesco com as palavras, levantou, jogou farinha pro alto, olhou para o teto quase em transe, virou os olhos e (balançando os braços) e nhem nhem nhem... E todo mundo lá, maior climão... Mas eu vi que ele olhou pra mim! Num tô maluco! Dá ódio!... Saí de casa cedo, vim na carroça de Tiago, Lo-ta-da, o Zacarias se peidando todo porque foi no rodízio de trigo ontem, Lázaro dormindo e babando na minha nuca aqui atrás cheio de tuberculose, pra chegar aqui e ouvir piadinha do cara? Ouvir indireta? Sou moleque não!...

 

- Deixa... Deixa... Essa porra num foi última Ceia mesmo! Isso vai ser que nem o Revelação, toda hora é último show, último show, ultimo show, e tava o Xandy de Pilares ganhando dinheiro nessa de que vai acabar, num ferra! Mês que vem tem aniversário Guanabara ali no Rio Jordão, ele vai querer geléia e frutas...... É porque ele só falou isso no final pra deixar fresco na cabeça dos caras, transformou água em vinho, só que eu vi uma caixa de Tang lá fora quando cheguei...Porque sou tinhoso, eu vou no banheiro e reviro a porra toda... Aí geral fica embasbacado, geral boca aberta, aí num repara! (bate nos peitos) Mas eu reparei,pô! As paradas tudo feita com pão multiplicado...Padeiro Jeremias lá passando fome, e ele pirateando sabata, mano! Tudo, tudo com gosto de azeitona, que ele usa das próprias oliveiraspra disfarçar gosto de trigo zoado... E cara, nada, exatamente nada, tinha camarão! Nessa época! Um camarãozinho! Nada!... Mas num falei nada... Mas aí, no final, o cara vem de indireta divina, Ebenézer? Tu acha justo, do alto dos teus 132 anos, eu passar por isso? Cascudo, bati de frente com o demônio, praga de Gonorréia, e bolsominions do futuro direto quando tava em Roma? Tu acha?

 

- É porque tu é em cima do muro, cara! Tu num se pronuncia! O cara ainda fez biquinho assim (faz biquinho) pra apontar pra mim! Geral sentiu!  Tomé que é todo escaldado nem questionou de tão óbvio! Teve uma hora que o cara coçou o pescoço pra disfarçar apontando pra mim quando Bartolomeu...O Bart das Batidas, perguntou quem era o X9!....Agora eu fico como nas quebradas? Aqui já matam e jogam pedra por tudo! Esses dias a Dona Felipina tomou dois tiros de mármore porque tava tremendo, e disseram que era o demônio esconde-pinto, só porque tem guarda que se aproveita da mãozinha treme-treme dela! Isso é humano? É? Colocando minha vida em perigo, Ebenézer!

 

 - Mas sabe porque ele faz isso? Porque tem gente que cobre, cumpadi! (se sentindo esperto, meio malandreado) Claaaaaro que cobrem! O cara fala que é filho de Deus, cura a bicheira dos caras, aí depois fala com o (aspas exageradas) “Pai” dele lá no céu, que só tem sinal pra ele, e geral fica como? Ohhhh! Ele manda!...Aí nós, meros mortais pecadores atentados pelo cão, ficamos em segundo plano!...Falando nisso, tu viu que o pai dele falou que eu iria me vender por trinta moedas, né? Trinta moedas! Isso num vale porra nenhuma nem na Venezuela, mano! Paguei de vadia barata traidora à toa! Se isso chega na minha mãe? Fala tu? Isso pode ferrar minha imagem. Imagina no futuro? Todo mundo falando “Ah, Judas é aquele que é vendido!”... “Judas é aquele que vendeu os irmãos pra pagar a faculdade de agronomia!”... Vou ser um malhado direto! E poxa, sou brother! Nunca vou conseguir um emprego decente assim! Nem pra coach vou servir!

 

- É triste o cara usar a tal “visão” dele pra me ferrar! Dá ódio, da vontade de só de judaria entregar ele Pro Pilatos, que ta com aquele TOC ridículo de ficar lavando as mãos toda hora!...Eu ainda fui falar com ele no final, cheguei de boaça, elogiei a comida, porque sou desses, e ele disse que num podia falar comigo, porque tinha que devolver o salão, que amanhã cedo tinha Sessão de Chibatadas com o Macedão! Mas foi fazer mais vinho pra patotinha!! E eu agora sou o Leo Dias da Galiléia, Ebenézer!... Subiu à cabeça mesmo! Quer conhecer? Dá poder!... Custa? A mão vai cair como a de Peteleco, o Palhaço Leproso? Custa reunir a galera na praça, ou mandar alguma coisa num papiro explicando que pode ter havido uma confusão na comunicação?

 

 (termina de beber o vinho, e sai tropeçando)

 

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 13/02/2023
Reeditado em 13/02/2023
Código do texto: T7718733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.