O metrô do Marquês

O Pará esconde um segredo que poucos conhecem: um metrô subterrâneo que nunca foi finalizado. A história começa no século XVIII, quando o marquês de Pombal planejou fazer do Pará o estado mais desenvolvido do Brasil. Entre os vários projetos, o metrô foi o mais ambicioso, com o objetivo de ligar Belém ao restante da região nordeste do estado, passando por Ourem e se estendendo até Paragominas.

Infelizmente, as obras duraram 30 anos e mais de 30 mil pessoas perderam a vida no processo. Quase pronto, em 1810, um grande terremoto destruiu as estruturas do projeto, que acabou sendo engolido pelo solo, dando origem ao rio Guamá. Diz a lenda que o nome vem do som que os trabalhadores exclamaram quando tudo desmoronou, a expressão "égua macho" foi contraída para "Guamá".

Apesar de nunca ter sido concluído, o metrô do Pará continua sendo um mistério que desperta a curiosidade de muitos. Será que um dia será possível explorar esse tesouro escondido?

Emanuel Franca
Enviado por Emanuel Franca em 13/01/2023
Código do texto: T7694306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.