A INVASÃO DOS CARUNCHOS TURBINADOS

Dia desses...(eu sempre começo assim).

É que tudo é tão corrido que nunca me dá tempo de escrever minhas crônicas "on -line", digo, em tempo real.

Então, vou variar minha introdução:

Num "desses dias daqueles!" algo me aconteceu que me parece ter acontecido para todo o sempre.

Antes de contar, tenho que explicar que sou uma pessoa que pratica aqueles "4 Rs" principais em nome da Sustentabilidade.

Nada político! Não curto essas coisas de "ismos".

Eu Reciclo, Reaproveito, Reduzo e Reutilizo, não porque seja eu alguém sovina mas simplesmente porque entendo que é necessário; e longe de ser porque alguém grita pela causa com uma bandeira de bondade e intelectualidade hasteada.

Então, comecei a enxergar, principalmente quando estava sem meus óculos (presbiopia é aquilo que faz você não enxergar o que realmente é!) ver pontinhos escuros moventes na área da dispensa.

Pensei:"que raios! Quem está sujando o pedaço?"

Naquele aposento, além da dispensa alimentar, dispensamos também alguns recicláveis lavados para reaproveitá-los e , vez ou outra, algum apetrecho pessoal como o meu chapéu.

E foi nele que a coisa começou.

De repente, no parque, alguém me gritou; "nossa! seu chapéu está carunchado!"

"Como assim?-me perguntei- justo comigo que tenho mania de limpeza e ainda mais no meu chapéu? Ah, não!"

E estava mesmo.

Daí, em casa , começamos um trabalho de detetive, dos bons! Donde viriam aqueles carunchos tão inconvenientes?

De repente, eu encontrei a fonte da tragédia.

Sim, gente boa, carunchos são uma tragédia. Foi a primeira lição do fato.

Eu havia colocado um pouco de farinha de trigo num recipiente de plástico e ao findar dela eu esqueci o recipiente dentro da dispensa, sem lavá-lo.

Bastou um tiquinho de farinha grudado no seu interior para o meu, o nosso mundo ser invadido pelo carunchos.

Sim, "carunchos" crescem como fermento. Foi a segunda lição do meu caso.

Quando abri o recipiente culpado pelo transtorno carunchado, ali estavam eles: era caruncho a se perder de vista, todos grudadinhos em trabalho árduo e silencioso.

Aprendi: "carunchos trabalham unidos, silenciosamente e bem escondidinhos" foi a terceira lição do meu fato.

Se você não os enxergar A TEMPO o estrago é imensurável. Nunca esqueça seus óculos...pela vida presbíope.

Achei que seria fácil resolver a questão: lavei o recipiente, limpei as prateleiras e tudo parecia "bem limpinho" solucionado. O quê?

Mera ilusão.

Começou a aparecer caruncho vagueando para todo lado. Misericórdia!!! Parecia alucinação visual!

Nas paredes do todo, na máquina de lavar roupa, nas gavetas da dispensa, nos panos de limpeza, nos fios das vassouras, nas escovas de limpar, nos esfregões...nos carunchados ossos intangíveis do meu mundo!

Daí descobri a pior parte: o recipiente que reciclei para guardar farinha de trigo era de WHEY PROTEIN!

Fato verídico, não é conversa de escritor. Estava explicadíssima a força daqueles carunchos!

Pronto, tratava-se duma tragédia anunciada mesmo! Todos juntos e reforçados!

Saiu mais um diagnóstico do ocorrido: tratava-se de CARUNCHO TURBINADO. ..a minha quarta lição.

Gente do céu. Nunca vi nada igual!

Caruncho super nutrido com proteínas de alto valor biológico... ninguém dá conta! Todos musculadíssimos!!

A tragédia é maior que a de carunchos desnutridos! Foi a minha quinta lição.

Parei (como sempre paro!) para pensar.

Sou daquelas pessoas de super boa fé, que sempre acredita que nada é por acaso e que sempre podemos tirar grandes ensinamentos nos detalhes do que a vida nos mostra no dia a dia. Ainda que seja das tragédias carunchadas.

Enquanto pensava, tudo aparentemente resolvido, ouço a vizinha gritar no "hall" de serviço.

"gente do céu, olha só, socorro!- uma passeata de carunchos!".

Lá estavam eles, mais vitaminados do que nunca...rumo ao elevador. Subiriam, com toda certeza! Não é difícil afirmar essa dedução.

Isso porque a vizinha não tinha visto a convenção dos carunchos dentro do meu reciclável.

Fiquei quietinha...sob pena de ser culpada pelo invasão mundial dos carunchos turbinados!

Aprendi: "carunchos que trabalham unidos JAMAIS serão vencidos!"

Foi a mais simbólica lição...da minha vida. Ao menos..um forte aprendizado.

E com um detalhe importantíssimo: eles sempre se reproduzem num ambiente "reciclado e vitaminado".

Fui, de óculos bem posicionados, continuar minha eterna "descarunchização".

Ufa, é mole não...viu?